História & HumanidadeTV Cultura estreia “Genius: A Vida de Einstein”

TV Cultura estreia "Genius: A Vida de Einstein"
Redação5 meses atrás9 min
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2019/04/serie-genius-a-vida-de-einstein-estreia-na-tv-cultura-1280x720.jpg

A TV Cultura estreia em sua grade de programação mais uma atração: Genius: A Vida de Einstein, série da National Geographic indicada a dez prêmios Emmy e baseada na biografia do famoso cientista.

 

Criada por Kenneth Biller e Noah Pink e produzida originalmente pela National Geographic, chega à emissora publica educativa brasileira, a TV Cultura, a série Genius: A Vida de Einstein. A primeira temporada revela a vida de Albert Einstein, uma das mentes mais brilhantes do século XX. Inédita na TV aberta, a atração estreia no domingo (28/4), às 21h, na emissora e no aplicativo Cultura Digital (disponível no Google Paly e na Apple Store).

A série Genius: A Vida de Einstein nesta primeira temporada, que foi indicada a dez prêmios Emmy, incluindo: Melhor Série Limitada e Melhor Ator em Série Limitada, mostra aspectos pessoais da vida Einstein. Filmada em Praga, na República Tcheca, a película mostra a história que poucos conhecem sobre a tumultuosa vida privada do ícone mais brilhante do século XX, Albert Einstein, em uma adaptação da biografia do físico escrita por Walter Isaacson.

Dirigido por Ron Howard, o capítulo inicial vai e volta entre a vida do cientista já famoso na Alemanha das décadas de 1920 e 1930 e sua vida como o estudante rebelde interpretado por Johnny Flynn (El Otro Lado Del ÉxitoSong One e Lovesick).

Genius: A Vida de Einstein vem em dez episódios de sessenta minutos cada. A atração possui um elenco repleto de estrelas, encabeçado por Geoffrey Rush (O Discurso do Rei Piratas do Caribe) no papel do cientista; Flynn, como Einstein em seus anos de juventude; e Emily Watson (A Teoria de Tudo e A Menina que Roubava Livros) como sua segunda esposa.

Além disso, são reveladas também as relações pessoais mais íntimas do cientista, como sua ligação com os filhos, esposas e as diversas mulheres com quem manteve relações amorosas. O seriado mostra também o surgimento de Einstein desde quando ainda não era considerado um gênio. Os episódios abordam suas origens como pensador rebelde, criativo e que luta por reconhecimento e respeito dentro do meio acadêmico.

Mitos e verdades

É um clichê entre alunos dizer que Einstein foi um péssimo estudante. Na verdade, ele era bom demais para as escolas que frequentou. Einstein, vez de decorar fórmulas matemáticas e ficar na superfície dos temas, ele queria ir a fundo em questões importantes. E isso refletiu na vida acadêmica do jovem estudante Albert Einstein.

Sua produção intelectual mais importante foi em 1905, quando trabalhava na repartição de patentes de Berna (Suíça), e não em uma universidade tradicional. Para ele, a pressão da carreira universitária poderia levar um jovem cientista a análises superficiais. Mais tarde, em 1922, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 “por suas contribuições à física teórica” e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, que foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica.

Geoffrey Rush estrela como Albert Einstein em “Genius” da National Geographic.

Isso não sem antes receber formalmente o título de doutor e conhecer o renomado cientista Max Planck, em 1906, ainda enquanto estava no escritório de patentes. Nessa ocasião, Einstein já começou a discutir algumas implicações da teoria da relatividade especial.

Pablo Picasso

Segundo a TV Culturra, está prevista a segunda temporada da atração, Genius: A Vida de Picasso, em que Antonio Banderas e Alex Rich dão vida ao pintor espanhol. Também em dez epsódios, essa segunda temporada conta com produção executiva dos ganhadores do Oscar Brian Grazer e Ron Howard. Para os apaixonados por história e ciência, a primeira temporada é imperdível. Para os amantes de arte e pintura, a segunda temporada é praticamente obrigatória. A data da segunda temporada ainda não foi divulgada.

Ficha Técnica

Genius: A Vida de Einstein

Gênero: Drama;
Duração: 60 minutos;
Direção: Ron Howard;
Roteiro: Kenneth Biller e Noah Pink.
Exibição: vai ao ar aos domingos, às 21h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

 

Posts relacionados