O Universo está se expandindo mais rápido do que imaginávamos, segundo pesquisa

SoCientífica

As medições da taxa de expansão de hoje não correspondem à taxa esperada com base em como o Universo surgiu logo após o Big Bang, há 13 bilhões de anos. Astrônomos usando o Telescópio Espacial Hubble reduziram significativamente a possibilidade de que essa discrepância seja uma casualidade.

O número indica que o Universo está se expandindo a uma taxa cerca de 9% mais rápida do que a implícita nas observações de Planck do Universo primordial, que dão um valor para a constante de Hubble de 41,6 milhas por segundo por megaparsec.

“Esse descompasso tem crescido e chegou a um ponto que é realmente impossível descartar como um acaso. Essa disparidade não poderia ocorrer de forma plausível por acaso”, disse o professor Riess, líder da pesquisa e vencedor do prêmio Nobel.

A equipe analisou a luz de 70 variáveis ​​Cepheid em uma galáxia satélite vizinha conhecida como a Grande Nuvem de Magalhães, agora calculada a 162.000 anos-luz de distância.

Como essas estrelas brilham e escurecem a taxas previsíveis, e os períodos dessas variações nos dão sua luminosidade e, portanto, distância, os astrônomos as usam como pontos cósmicos.

O professor Riess e seus colegas usaram uma técnica de observação eficiente chamada Drift And Shift (DASH) usando o Hubble como uma câmera de “apontar e disparar” para capturar imagens rápidas das estrelas brilhantes.

Os resultados foram combinados com observações feitas pelo Projeto Araucária, uma colaboração entre astrônomos da Europa, Chile e Estados Unidos para medir a distância até a Grande Nuvem de Magalhães, observando o escurecimento da luz quando uma estrela passa na frente de seu parceiro em um sistema de estrela binária.

“Anteriormente, os teóricos me diziam: ‘Não pode ser. Vai quebrar tudo. Agora eles estão dizendo: ‘nós realmente poderíamos fazer isso’”, disse o professor Riess.

Diversos cenários foram propostos para explicar a discrepância, mas ainda há uma resposta conclusiva. Uma forma invisível de matéria chamada matéria escura pode interagir mais fortemente com a matéria normal do que os astrônomos anteriormente pensavam. Ou talvez a energia escura, uma forma desconhecida de energia que permeia o espaço, seja responsável por acelerar a expansão do Universo.

Embora os astrônomos não tenham uma resposta para essa disparidade desconcertante, eles pretendem continuar usando o Hubble para reduzir a incerteza em sua medida da constante de Hubble, que eles esperam diminuir para 1%. [Sci-News]

Compartilhar