Polícia prende um papagaio ‘super obediente’ treinado por traficantes brasileiros

SoCientífica

Um papagaio foi levado sob custódia no norte do Brasil após uma missão contra traficantes de crack.

Segundo o G1, a ave havia sido ensinada a alertar criminosos para operações policiais na Vila Irmã Dulce, uma comunidade de baixa renda na capital do estado do Piauí, gritando: “Mãe, a polícia!”

O papagaio, que não foi identificado, foi apreendido na segunda-feira à tarde, quando policiais invadiram um esconderijo de drogas dirigido por um casal local.

“Ele deve ter sido treinado para isso”, disse um oficial envolvido na operação sobre o transgressor de duas asas. “Assim que a polícia chegava perto, ele começava a gritar.”

Um jornalista brasileiro que ficou cara a cara com o papagaio preso na terça-feira o descreveu como uma criatura “super obediente” — apesar de ter mantido seu bico fechado após ser “preso”.

“Até agora não fez um som… completamente silencioso”, disse o repórter.

Alexandre Clark, um veterinário local, confirmou que o papagaio não havia colaborado: “Muitos policiais vieram e ele não disse nada”.

A emissora Globo disse que o “papagaio do tráfico” foi entregue a um zoológico local onde passaria três meses aprendendo a voar antes de ser libertado.

A ave se junta a uma lista crescente de animais envolvidos no comércio de drogas no Brasil, embora a maioria tenha sido réptil.

Em 2008, a polícia apreendeu dois pequenos jacarés durante um ataque a uma favela no oeste do Rio de Janeiro, alegando que bandidos locais haviam alimentado seus inimigos com os animais. No entanto, o pai de um dos bandidos acusados ​​rejeitou as acusações, alegando que a gangue de seu filho havia tentado fazê-lo —mas o jacaré se recusou a comer o cadáver. [The Guardian]

Compartilhar