Fotos dos misteriosos ‘Sprites’ iluminando o céu noturno são capturadas

SoCientífica
Sprites avistados no Kansas em 2019.

Um morador da cidade de Oklahoma, Paul Smith, capturou o fenômeno na noite de quarta-feira, quando as tempestades assolaram o noroeste da cidade. Smith se posicionou a 160 quilômetros a sudeste das tempestades na cidade de Anadarko, uma pequena comunidade a oeste da cidade de Oklahoma, com uma população de quase 7 mil habitantes.

Embora seja difícil dizer por fotos, os sprites são muito grandes. Um relâmpago comum tem cerca de uma polegada de espessura e vários quilômetros de comprimento (cerca de 5 quilômetros).

O que Smith observou foi um Sprite medusa, que pode ter até 48 quilômetros de diâmetro. Imagine uma descarga elétrica que cubra uma cidade inteira. Outros sprites podem ser um pouco menores, como sprites de coluna e sprites de cenoura.

Sprites são frequentemente acionados por um raio forte e positivo de raios comuns perto do solo. Pensa-se que eles são um mecanismo de equilíbrio que a atmosfera usa para dispensar cargas verticalmente. É um processo rápido que leva menos de um décimo de segundo. Isso é o que torna a caça aos sprites tão difícil. Pisque e você poderá perdê-los de vista.

Não se conheciam os Sprites até 1989. Durante décadas, pilotos relataram ver enormes explosões de luz acima das tempestades, semelhantes a fogos de artifício rosa estroboscópicos. Mas não foi até que um físico da Universidade de Minnesota tirou uma foto de um que os cientistas puderam confirmar sua existência.

Compartilhar