Como Columbine se tornou um modelo para atiradores em escolas

The Conversation

Quando doze alunos e um professor foram mortos em Littleton, no Colorado, Estados Unidos, há vinte anos, esse massacre não só se tornou o que na época foi a pior catástrofe numa escola de ensino médio na história do país, mas também marcou quando a sociedade americana recebeu pela primeira vez um roteiro para uma nova forma de violência nas escolas.

Fazemos essa observação como pesquisadores, um psicólogo e um sociólogo, que estudam filmagens de assassinatos públicos em massa como parte de uma de pesquisa financiada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Desde a tragédia de 1999 na Escola de Ensino Médio de Columbine, identificamos seis tiroteios em massa e quarenta incidentes de tiro intencional em escolas de ensino fundamental ou médio nos Estados Unidos. Os fuzilamentos em massa são definidos pelo FBI como um evento em que quatro ou mais vítimas morrem com tiros.

Em vinte, ou seja, em quase a metade desses 46 tiroteios em escolas, o perpetrador propositalmente usou Columbine como modelo.

A influência de Columbine continua até hoje.  Em 17 de abril, a apenas três dias antes do vigésimo aniversário do tiroteio em Columbine, as autoridades fecharam escolas em todo o Colorado devido a uma ameaça crível de uma mulher armada com uma espingarda e que estava “apaixonada por Columbine”. Uma mulher teria sido encontrada morta no Colorado no final do dia devido a um ferimento de bala auto-infligido.

Os fios que ligam a Columbine

Em nosso estudo sobre tiroteios em escolas, apenas analisamos casos em que uma arma foi disparada no campus, seguindo a prática do banco de dados do Washington Post sobre tiroteios em escolas. Se tivéssemos incluído gráficos de tramas frustrados, o número seria significativamente maior.

Vários atiradores de escolas em nosso estudo estavam fascinados com o trágico evento de Columbine e pesquisaram o massacre antes do deles. Isso inclui o atirador de Parkland, um jovem de 14 anos que aspirava ser “o mais jovem assassino em massa”, e um de 15 anos que atirou em sua professora depois que ela se recusou a elogiar Marilyn Manson, o cantor de rock que foi erroneamente acusado de inspirar os assassinos de Columbine.

O momento da ameaça de 17 de abril às escolas do Colorado não é coincidência.  Perpetradores anteriores escolheram o aniversário de Columbine para cometer seus tiroteios, incluindo um de mês e outros dois anos depois daquele. Um terceiro atirador falou sobre como ele iria “influenciar um Columbine”. Outros falaram sobre Columbine com colegas de classe, e até brincavam sobre isso.

O atirador da Escola Secundária Sandy Hook idolatrava os assassinos de Columbine e cuidava de uma conta no Tumblr prestando homenagem a eles, ao lado de uma colagem gráfica de vítimas de Columbine. Um atirador da Carolina do Norte estava tão obcecado por Columbine que, quando tirou férias com sua mãe, fantasiava em “aniquilar” com qualquer sobrevivente ferido.

Múltiplos atiradores, incluindo um de quinze anos em Oregon e um outro em Washington, foram inspirados por um documentário sobre Columbine que incluiu recriações detalhadas do que aconteceu. Um adolescente de Wisconsin manteve um refém na sala de aula depois de ler um livro sobre Columbine.

Os criminosos também vestiram casacos de trincheira como os dos atiradores de Columbine, incluindo os responsáveis ​​pelo tiroteio de 2018 em Santa Fé, onde dez pessoas morreram, e um tiroteio não fatal em 2004 em Nova York. De fato, o casaco de trincheira apareceu em tiroteios subsequentes na escola porque Columbine lhe dava significado além de qualquer outro uso intrínseco.

Por que Columbine?

Columbine gerou uma subcultura inteira de “Columbiners” e imitadores. Um tiroteio em março de 2019 no Brasil que matou oito pessoas mostra que a influência de Columbine é global. Mas Columbine não foi o primeiro tiroteio em uma escola, nem mesmo naquele ano.

Onze meses antes do desdobramento do horror em Littleton, um garoto de quinze anos de idade, expulso, também usando um casaco de trincheiras, matou dois e feriu 25 em uma escola em Springfield, Oregon. Por que não falamos agora do “efeito Springfield”?

Em parte porque o perpetrador da matança em Springfield foi diagnosticado profissionalmente como psicótico, o que significa que seu ataque poderia ser mais facilmente explicado. E ele agiu sozinho, ao passo que dois atiradores imediatamente intensificaram enredo em Columbine. Mas a principal razão para a longevidade de Columbine foi que seus perpetradores criaram manifestos e filmes caseiros de seus preparativos na esperança de que sua história sobrevivesse a eles.  Infelizmente, isso tem acontecido.

Antes de Columbine, não havia roteiro de como os atiradores de escolas deveriam se comportar, se vestir e falar.  Columbine criou “conhecimento comum”, a base da coordenação na ausência de um manual padronizado. A sincronia era tudo. O massacre foi um dos primeiros a acontecer após o advento das notícias 24 horas por dia nas redes de TV a cabo e durante o “ano da internet”. Aquele era o início da era digital de memória perfeita, onde palavras e ações vivem online para sempre. Columbine tornou-se o piloto de futuros episódios de violência em busca de fama.

Separando o mito da realidade

Nossa pesquisa descobriu que os tiroteios em escolas não têm nada a ver com inveja, satanismo, videogames ou Keanu Reeves, e atiradores de escolas não são mentores psicopatas. Na verdade, essas explicações sobre o comportamento aberrante apenas nos cegam para a realidade da violência escolar. Os atiradores de escolas são quase sempre estudantes atuais de suas escolas. Eles são estudantes que estão em crise, que sofreram traumas e que são ativamente suicidas antes do tiroteio e esperam morrer em um flagrante com a polícia. Crianças assim sempre existiram. Mas há vinte anos eles têm um novo roteiro a seguir.

E nós, o público, contribuímos para a produção e direção deste roteiro. De novo e de novo e de novo. Através da nossa obsessão com o crime de verdade, filmes, livros, memes e sites inteiros dedicados a Columbine. Ao liberar as imagens de circuito fechado de TV do tiroteio para o público. Ao ter nossos filhos vivendo bloqueios (“lockdowns”) regulares e fazê-los participar por simulações de tiro em ambiente escolar (active-shooter drills), que começam na pré-escola até a 12ª série. Enviando-os para a escola através de entradas seguras com mochilas e fichários à prova de balas. Sociedade e cultura criaram uma geração de Columbiners, imaginando que isso é simplesmente parte da infância nos Estados Unidos.

Invertendo o roteiro

Depois que o assassinato em série chegou ao auge no final dos anos 80, é difícil saber qual se dissipou primeiro, se os próprios serial killers ou a obsessão pública por eles. O mesmo medo e fascínio que criou o pânico do serial killer é o que impulsiona o efeito Columbine. Após 20 anos, é hora de reescrever o roteiro ensaiado com jovens.

Podemos começar da seguinte forma. Sem nomes, sem fotos e sem notoriedade para os atiradores em massa na cobertura da mídia – e é aí que temos nos deixado levar até aqui. O próximo passo é uma mudança de paradigma da segurança da sala de aula para a prevenção da violência holística nas escolas — saúde mental, ambientes de apoio, laços afetivos fortes e intervenção em crises e inversão da escalada. Os professores devem sentir-se tão à vontade para perguntar a um aluno sobre o suicídio quanto se sentem quando bloqueiam a escola em emergências; empoderados para gastar tanto tempo ensinando empatia e resiliência como agora treinando para correr, se esconder, lutar.

As vítimas e sobreviventes da violência escolar não devem ser esquecidas, mas para evitar outras duas décadas de contágio e reprodução, é necessário reconhecer que é hora de fechar a cortina no espetáculo de Columbine.


Assinam este texto Jillian Peterson, da Hamline University e James Densley, da Metropolitan State University. Originalmente publicado no The Conversation e traduzido pela Sociedade Científica com autorização. O texto original em inglês, publicado em 17 de abril de 2019, pode ser lido em How Columbine became a blueprint for school shooters.

Sobre os autores

Jillian Peterson é psicóloga e professora de justiça criminal na Hamline University, onde também dirige o Center for Justice and Law. Ela se doutorou em Psicologia e Comportamento Social pela Universidade da Califórnia, em Irvine. As áreas de interesse e experiencia da Dra. Peterson são psicologia forense, doença mental no sistema de justiça criminal, violência cibernética e violência em massa. Atualmente dirige um projeto de pesquisa de grande escala, financiado pelo Instituto Nacional de Justiça, que examina as histórias de vida de mais de 150 atiradores em massa.

James Densley é professor associado na disciplina justiça criminal na Metropolitan State University, universidade que é parte do sistema estadual de Minnesota e membro do Center for Justice and Law da Hamline University. Cofundador do The Violence Project LLC, o Dr. Densley ganhou visibilidade na mídia dos Estados Unidos por seus trabalhos e pesquisas como violência, gangues, crimes, redes criminosas e policiamento. Autor do premiado de “How Gangs Work” (Palgrave Macmillan, 2013) e com cerca de 50 artigos revisados por pares e capítulos de livros, seus textos para o The Conversation já foram republicados por The Chicago Tribune, The LA Times e Salon. Os Os trabalhos do Dr. Densley também foram apresentados para CNN, The Guardian, The Herald (na Escócia), HuffPost, MinnPost, The StarTribune, The Sun (no Reino Unido) e The Wall Street Journal.

Compartilhar