Pesquisadores desenvolvem uma maneira de controlar a velocidade da luz, e enviá-la para trás

SoCientífica

Essa conquista é um passo importante na pesquisa que poderia um dia levar a uma comunicação óptica mais eficiente, já que a técnica poderia ser usada para aliviar o congestionamento de dados e evitar a perda de informações. E com mais e mais dispositivos ficando online e taxas de transferência de dados se tornando mais altas, esse tipo de controle será necessário.

Tentativas anteriores de controlar a velocidade da luz incluíram a passagem de luz por vários materiais para ajustar sua velocidade. A nova técnica, no entanto, permite que a velocidade seja ajustada pela primeira vez a céu aberto, sem usar qualquer material de passagem para acelerar ou desacelerar.

“Esta é a primeira demonstração clara de controlar a velocidade de uma luz pulsada no espaço livre “, disse o co-autor do estudo, Ayman Abouraddy, professor da Faculdade de Óptica e Fotônica da UCF. “E isso abre portas para muitas aplicações, sendo um buffer óptico apenas um deles, mas o mais importante é que ele é feito de maneira simples, repetível e confiável”.

Abataddy e o co-autor do estudo, Esat Kondakci, demonstraram que podiam acelerar um pulso de luz até 30 vezes a velocidade da luz, diminuí-lo para metade da velocidade da luz e também fazer o pulso viajar para trás.

Os pesquisadores foram capazes de desenvolver a técnica usando um dispositivo especial conhecido como um modulador de luz espacial para misturar as propriedades de espaço e tempo da luz, permitindo-lhes controlar a velocidade do pulso de luz. A mistura das duas propriedades foi fundamental para o sucesso da técnica.

“Somos capazes de controlar a velocidade do pulso e reorganizando sua energia de modo que seus graus de liberdade de espaço e tempo sejam misturados uns com os outros”, disse Abouraddy.

“Estamos muito felizes com esses resultados, e estamos muito esperançosos de que seja apenas o ponto de partida de futuras pesquisas”, disse ele. [Phys]

Compartilhar