Buraco negro

Elisson Amboni
O M87, o primeiro buraco negro a ser fotografado, parece estar cintilando. Imagem: Horizon Telescope Collaboration/AP

Buraco negro é o nome dado a uma região do universo com uma atração gravitacional muito forte, tornando impossível a saída de qualquer matéria do local. As maravilhas do buraco negro são que mesmo a luz e o mais pequeno objeto não pode sair de seu alcance. Isto é referido como “posição de não retorno — evento horizontal”. O buraco negro é caracterizado pela capacidade de apertar a matéria dentro dos limites de um espaço muito minúsculo. Eles também não são visíveis, pois são luminosos. Um buraco negro tem densidade infinita. Em 1916, o físico Albert Einstein previu a descoberta de tais buracos, embora não fosse capaz de explicá-los claramente na “teoria geral da relatividade”. A previsão foi confirmada em 1971 por John Wheeler, um astrônomo dos EUA, que descobriu o primeiro buraco negro.

Tipos de buracos negros

Os astrônomos têm sido capazes de identificar e classificar os buracos negros por suas massas como buracos negros estelares, supermassivos e intermediários. Os buracos negros estelares são pequenos em tamanho apesar de possuírem uma densidade muito alta, tendo sido comprimidos a partir de um objeto grande no espaço. Eles são formados após a combustão de uma enorme estrela, que é três vezes maior do que o tamanho da Terra. Os restos se comprimem ainda mais para formar o buraco negro estelar. Devido a este processo, o produto final exerce uma gravidade muito alta, puxando qualquer objeto para perto dele. Eles crescem em tamanho absorvendo quaisquer partículas de poeira e gás da galáxia próxima a eles. Por outro lado, um buraco negro supermassivo é o mais abraçado e mais denso. O gigante de todos os buracos pode ser milhões ou bilhões de vezes maior do que o sol. Eles são tão enormes por causa de sua grande gravidade que puxam a matéria para eles de longas distâncias. O terceiro tipo é o buraco negro intermediário. Estes são moderados em tamanho e de densidade média.

Partes de um buraco negro

O buraco negro é composto de duas partes, o horizonte do evento e a singularidade. O horizonte é a parte externa do buraco. Quando a gravidade puxa objetos em direção ao buraco, tais objetos são distribuídos ao longo do horizonte de tal forma que um forasteiro não pode mais vê-los. A singularidade está localizada no meio do buraco. Esta área é conhecida por ter densidade sem fim onde qualquer objeto é esmagado pela “esparguetetificação” e depois adicionado à massa existente no buraco cuja densidade é infinita.

Buraco negros existem de fato?

Mesmo que os buracos sejam negros, e portanto invisíveis, os cientistas são capazes de dizer que eles existem observando como a atração gravitacional desses objetos afeta os gases, as estrelas e outros objetos ao seu redor. Agora que o buraco negro não tem superfície, a gravidade permite que ele concentre matéria enorme em uma pequena área. Alguns buracos são cercados por materiais esféricos que circulam em torno deles emitindo raios X que os astrônomos são capazes de estudar usando telescópios e satélites.

Destruindo um buraco negro

Os buracos negros estarão lá para sempre, já que a única maneira de destruí-lo é fundindo-o com outro buraco. Isto só combinará os dois em um buraco estelar. Por outro lado, o buraco não pode prejudicar a Terra, devido à enorme distância entre os dois. Os buracos negros não podem destruir a Terra, pois sua atração gravitacional não alcança o sistema solar.

« Retorne para a Enciclopédia
Compartilhar