Como a falta de sono pode te matar
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Em livro seu livro "Por que nós dormimos", neurocientista Matthew Walker expõe os perigos da falta de sono pleno, apontando os riscos de saúde física e mental.

“Não há um elemento de nossa constituição biológica que a privação de sono não afete”. Em livro, o professor Matthew Walker, diretor do Centro de Ciências do Sono Humano da Universidade de Berkeley, expõe as causas e conseqüências deste mal moderno generalizado.

Muitos parâmetros contribuem para a privação do sono, considerada como tal ao dormir menos de sete horas por noite. Estes incluem iluminação artificial, telas, viagens mais longas e uma fronteira cada vez mais desfocada entre o horário de trabalho e o tempo pessoal. Eles estão na raiz do que o cientista chama de “uma epidemia de privação de sono catastrófica” .

SEM SONO, POUCA ENERGIA E DOENÇAS. COM SONO, VITALIDADE E SAÚDE

Se ele usa um vocabulário alarmante, é porque a falta de sono causa doenças graves, como, somente para citar algumas: câncer, diabetes, doenças cardíacas, derrame, doença de Alzheimer, obesidade, problemas de saúde mental, etc.

“Durmo oito horas por noite e não é negociável “, diz Walker. Eu levo meu sono muito a sério porque eu conheço os riscos. Quando você entende que depois de apenas quatro ou cinco horas o número de células matadoras naturais – que erradicam as células cancerosas em seu corpo a cada dia – cai 70%, ou que a falta de sono está ligada ao câncer do intestino, próstata e mama, como você faria o contrário?”

Em seu livro Por que nós dormimos, publicado no Brasil pela editora Intrínseca, o pesquisador elabora observações simples e irrevogáveis ​​de cerca de vinte estudos epidemiológicos que estabelecem a mesma relação causal:

“Sem sono, pouca energia e doenças. Com sono, vitalidade e saúde. Quanto mais curto o seu tempo de sono, menor a sua vida”.

Por exemplo, adultos com mais de 45 anos de idade que dormem menos de seis horas por noite aumentam suas chances de ter um ataque cardíaco ou derrame em 200% em comparação àqueles cujas noites duram sete ou oito horas.

“Mas ninguém está fazendo nada sobre isso”, diz Walker. “Você já viu um cartaz do NHS [sistema público de saúde do Reino Unido, nota] exortar as pessoas a dormirem? Um médico encoraja seus pacientes a dormirem em vez de prescrever comprimidos para dormir?”

UMA EM CADA DUAS PESSOAS DORME SEIS HORAS OU MENOS POR NOITE

Essa inação em termos de política de saúde pública pode ser explicada, segundo o neurocientista, pela associação estigmatizante que criamos entre o sono e a preguiça. Nós sempre queremos parecer ocupados e não podemos, socialmente, mostrar qualquer sinal que seja igualado à preguiça ou fraqueza.

“Ninguém diria sobre um bebê dormindo: ‘Que bebê preguiçoso!’ O sono é essencial para um bebê, mas essa noção é rapidamente abandonada quando crescemos. Os humanos são as únicas espécies que deliberadamente privam-se do sono sem razão aparente”.

Mas por quê? O que aconteceu nos últimos setenta e cinco anos? Em 1942, observa Matthew Walker, menos de 8% da população dormia seis horas ou menos por noite. Em 2017, esse é o caso de uma entre duas pessoas.

As razões para essa evolução governam alguns aspectos do nosso modo de vida, são parte integrante de nossas vidas diárias. Estes incluem a aceleração do tempo, que se soma à injunção para a produtividade, que leva o indivíduo a desfrutar de um coquetel de ansiedade-álcool-cafeína, e acabam, consequentemente, se tornando inimigos do sono.

Eventualmente, Matthew espera que “o sono seja considerado uma medicina preventiva” .

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