Primeira caminhada espacial feminina é cancelada

SoCientífica
Está programado para a astronauta Christina Koch fazer sua primeira caminhada espacial nesta sexta-feira, mas não com outra astronauta como havia sido inicialmente previsto pela NASA. (Créditos da imagem: Victor Zelentsov/NASA).

A primeira atividade extraveicular na ISS com astronautas mulheres ficara para outra ocasião, anunciou a NASA. Motivo: não há trajes espaciais adequados.

Não havia sido planejado como uma missão histórica, mas representaria um momento histórico: a primeira “caminhada espacial” exclusivamente feminina. Mas, segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, este momento terá que esperar por causa de um problema básico: os tamanhos de trajes espaciais.

Estava programada uma atividade extraveicular (EVA, sigla para extravehicular activity) para as astronautas Anne C. McClain e Christina H. Koch que, juntas no espaço na próxima sexta-feira (29), precisariam usar um traje espacial de tamanho médio. Mas apenas um está disponível na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A missão segue inalterada. Na sexta-feira, dois astronautas executarão atividades fora da ISS. Essa missão está prevista para durar cerca de seis horas e o objetivo é instalar baterias de íons de lítio que ajudarão a alimentar o laboratório de pesquisa espacial. A astronauta Koch ainda está escalada para participar, juntamente com seu colega astronauta Nick Hague, enquanto McClain fez sua primeira “caminhada espacial” na semana passada.

Mas a realização da primeira atividade extraveicular somente com astronautas mulheres na ISS terá que acontecer em outro momento. “Quando consultamos McClain e Hague após caminhada no espaço [na semana passada], os administradores da missão decidiram ajustar as tarefas, em parte devido à disponibilidade de roupas espaciais na ISS”, disse a NASA em um comunicado.

Stephanie Schierholz, porta-voz da NASA, disse em uma entrevista na segunda-feira (26) que já havia dois trajes médios na ISS.

A astronauta Anne McClain durante atividade externa na Estação Espacial Internacional
Anne McClain trabalhou na sexta-feira passada (22) na estrutura Port-4 da Estação Espacial Internacional durante uma caminhada espacial que durou 6 horas e 39 minutos. Essa EVA (atividade extraveicular) serviu para atualizar a capacidade de armazenamento de energia da estação. (Foto: NASA / AFP)

Mas há alguns problemas. McClain achava que poderia trabalhar em um traje de tamanho grande, mas após sua caminhada espacial na sexta-feira passada (22), quando ela usou um traje de tamanho médio, McClain informou que o tamanho médio lhe servia melhor. Koch também usa o mesmo tamanho.

E dos dois trajes de tamanho médio disponíveis, um ainda não foi configurado corretamente para uma atividade no espaço. Levaria horas de trabalho da equipe — para não mencionar algum risco adicional — para configurar a tempo o traje para que pudesse ser usado caminhada da próxima sexta-feira. Em vez de fazer isso, a NASA decidiu simplesmente trocar os astronautas.

Na próxima sexta-feira, a astronauta Koch e seu companheiro Hague serão apoiados por uma equipe que inclui várias mulheres em cargos-chave, incluindo a diretora de voo do espaço, Mary Lawrence, e a chefe geral, Jackie Kagey.

Em uma conferência no Johnson Space Center da NASA em Houston, Texas, neste mês, Lawrence, Kagey e Kenneth Todd, gerente de integração de operações da estação espacial, disseram que as autoridades não reconheceram imediatamente a importância da programação original para a “atividade extraveicular” de sexta-feira.

Leia também “Astronauta registra em vídeo trajetória de foguete”

Foi só quando discutiram o cronograma durante uma reunião que perceberam que era a primeira vez que agendaram uma caminhada espacial exclusivamente feminina.

No final, ambas as astronautas terão feito uma caminhada espacial — só que não juntas.

Informações: The New York Times

Compartilhar