SpaceX planeja lançar novo foguete até junho
 

AeroespacialCiênciaEngenharia aeroespacialSpaceX planeja lançar novo foguete até junho

Saiba como andam os planos de Elon Musk, líder da empresa de exploração comercial de lançamentos de foguetes a clientes como a NASA e a Força Aérea dos Estados Unidos, para levar a humanidade até Marte (muitos especialistas consideram os ideais de Musk muito ambiciosos).
Diógenes Henrique24 de março de 20192910 min

Saiba como andam os planos de Elon Musk, líder da empresa de exploração comercial de lançamentos de foguetes SpaceX a clientes como a NASA e a Força Aérea dos Estados Unidos, para levar a humanidade até Marte (muitos especialistas consideram os ideais de Musk muito ambiciosos).

Depois de fazer alguns das melhores renderizações da Starship em aço inoxidável da SpaceX, o artista 3D finlandês Kimi Talvitie fez outra imagem, comparando os modelos Starhopper, Starship, Super Heavy, Falcon 9 e Starship + Super Heavy.

O Super Heavy é o propulsor (ou booster) de primeiro estágio. Na última imagem, uma belíssima foto registrando a Starship já pronta nas instalações da SpaceX no Texas, Estados Unidos (veja o vídeo aqui). Elon Musk, CEO da companhia, confirmou por meio do Twitter que tanto a Starship quanto o Super Heavy estão em fase de construção atualmente, embora o primeiro já esteja em fase mais avançada, construção do protótipo, e o segundo tendo iniciado a fabricação de hardware.

Starhopper, Starship e o booster Superheavy da SpaceX
Comparação de tamanho entre Starhopper, Starship e o booster Superheavy da SpaceX. Observe a escala de 1,8 m na parte inferior apenas para ver o quão grande eles são! Crédito da imagem: Kimi Talvitie (via Twitter https://goo.gl/9t3PeQ).

 

Propulsor de primeiro estágio Superheavy (direita) e nave interplanetária Starship
Arte comparativa de tamanhos do propulsor de primeiro estágio Superheavy (direita) e nave interplanetária Starship, os próximos veículos spaciais da empresa SpaceX. Crédito da imagem: Kimi Talvitie (via Twitter https://goo.gl/9t3PeQ).
Starhooper, Starship, o propulsor Superheavy e o Superheavy acoplado com Starship.
Ilustração computacional mostrando, a partir da esquerda o Starhooper, Starship, o propulsor Superheavy e o Superheavy acoplado com Starship. Esses são as futuras espaçonaves da empresa de exploração aeroespacial SpaceX. O Superheavy mais Starship compõem o foguete Big Falcon Rocket (oficialmente abreviado para BFR). A nomenclatura para os dois estágios do BRF foi dada em novembro de 2018 por Elon Musk, CEO da SpaceX. Crédito da imagem: Kimi Talvitie (via Twitter https://goo.gl/9t3PeQ).
Os foguetes Starhooper Starship, o propulsor (ou booster) Superheavy, o Falcon 9 (atualmente utilizado nas missões de lançamento da empresa de Musk) e o Superheavy com a Starship no topo
Ilustração computacional. Da esquerda par a direita, os foguetes Starhooper Starship, o propulsor (ou booster) Superheavy, o Falcon 9 (atualmente utilizado nas missões de lançamento da empresa de Musk) e o Superheavy com a Starship no topo. A imagem é interessante porque compara o Falcon 9 com os futuros foguetes que prometem levar a humanidade até Marte, se tudo der certo com os planos da companhia. Crédito da imagem: Kimi Talvitie (via Twitter https://goo.gl/9t3PeQ).
Foto da versão teste do veículo Starship da SpaceX
A versão teste do veículo Starship da SpaceX está concluída nas instalações de testes da empresa no Texas. Elon Musk postou esta foto no Twitter, em 11 de janeiro de 2019. (Crédito: Elon Musk/SpaceX via Twitter)

Em uma publicação em 31 de janeiro (Musk é bastante ativo no Twitter), foram divulgadas duas fotos que mostram os preparativos da construção dos motores da nave Starship. “Preparando-se para disparar o motor do Starship Raptor no @SpaceX Texas”, informou.

Foto publicada por Musk mostrando preparativos para testes do motor do foguete BFR
“Em fase inicial da fabricação de um motor de empuxo de 200 toneladas que será tanto na nave espacial quanto no booster. visando alcançar a Lua o mais rápido possível. As próximas versões serão divididas para otimização no vácuo (380+ s Isp) e otimizado para o nível do mar (~ 250 ton)” explicou o CEO da SpaceX via Twitter (Crédito: Elon Musk/SpaceX)

Musk informou que o voo teste suborbital do protótipo da nave Starship ocorrerá até junho deste ano. O líder por trás da empresa SpaceX informou ainda, em 11 de janeiro, que a montagem do protótipo da Starship está concluída.

Musk: “O protótipo [da Starship] deve ficar pronto para o voo orbital teste por volta de junho”, em resposta à pergunta “Quando vamos ver fotos de uma Starship em voo orbital?” feita por um seguidor no Twitter. (Crédito: reprodução)