Hubble registra a surpreendente imagem de uma estrela virando um buraco negro

SoCientífica

Quando uma estrela massiva finda seu combustível, seu núcleo colapsa em um objeto denso e envia o resto de seu gás para o exterior em um evento chamado de supernova. O que resta é principalmente estrelas de nêutrons ou buracos negros. E agora, o Hubble parece ter visto uma supernova piscar – sugerindo que capturou o momento em que um buraco negro assumiu o controle.

Enquanto alguns eventos de supernova são explosivos e deixam nuvens de detritos por milhares de anos (nebulosa), a estrela em questão parece ter começado a explodir e então todo o seu gás foi sugado de volta para o buraco negro no centro. Isso pode acontecer quando o colapso do núcleo da estrela é especialmente massivo. Em vez de explodir, o gás colapsa diretamente no núcleo da estrela.

Apenas alguns desses chamados “fracassos maciços” (sim, é como eles são chamandos) foram vistos, então os astrônomos são cautelosos quanto aos resultados. A estrela em particular, localizada na galáxia NGC 6946, era brilhante o suficiente para ser vista a 22 milhões de anos-luz de distância e desapareceu em um instante, sugerindo que um enorme buraco negro de massa estelar era o culpado. [Astronomy]

Compartilhar