TecnologiaCientistas criam um material que pode bloquear o som, sem bloquear o ar ou a luz

Ao combinar a matemática com a impressão 3D, pesquisadores da Universidade de Boston criaram um novo material que aparentemente desafia a lógica.
Redação5 meses atrás3 min

“A idéia é que, através da matemática, agora podemos projetar um objeto que possa bloquear os sons de qualquer coisa”, disse o pesquisador Xin Zhang em um comunicado à imprensa – o que significa que o futuro pode ser muito mais silencioso do que o é agora.

Em um artigo publicado na revista Physical Review B, os pesquisadores descrevem o trabalho que foi feito para criar o que eles chamam de “metamaterial acústico“.

Eles começaram calculando as dimensões e as especificações que um material precisaria ter para refletir as ondas sonoras recebidas de volta à sua fonte sem bloquear o ar ou a luz.

Em seguida, eles imprimiram o material em 3D em formato de rosca e o fixaram em uma das extremidades de um tubo de PVC, com a outra extremidade ligada a um alto-falante.

Quando soaram uma nota alta no alto-falante, descobriram que a forma bloqueava 94% do som que entrava pelo cano.

“Durante meses, vimos esse tipo de resultado em nossa modelagem por computador – mas uma coisa é ver os níveis de pressão sonora modelados em um computador, outra é ouvir o impacto sozinho”.

Os pesquisadores prevêem muitas aplicações para seu metamaterial acústico, que eles afirmam não se limitar à forma de rosca demonstrada por suas pesquisas.

“Nossa estrutura é super leve, aberta e bonita”, disseram os pesquisadores. “Cada peça pode ser usada como uma telha ou tijolo para escalar e construir uma parede permeável que cancela o som.”

Eles também notam o potencial de usar o material para amortecer o som de drones, sistemas HVAC ou até mesmo máquinas de ressonância magnética – aparentemente qualquer coisa que faça barulho poderia fazer menos barulho com a adição deste novo material.[Futurism]