Substância usada por muito tempo na química nunca existiu

SoCientífica

Especificamente, é provável que nunca tenha existido, o que pode significar que muitos estudos de química pré-existentes, embora ainda amplamente válidos, basearam seu trabalho em uma suposição falsa – um fantasma, por assim dizer.

Este estudo, liderado pela Universidade da Austrália Ocidental e Universidade de Murdoch, foi um tanto casual.

Eles estavam passando por um projeto para investigar a eficácia de soluções de sulfeto na redução de emissões de mercúrio de refinarias que produzem alumina. Isso parece incrível, mas é um importante enigma industrial envolvendo o processamento mineral e a poluição ambiental que vários estudos têm trabalhado ao longo dos anos. Em qualquer caso, este último projeto envolveu uma química altamente especificada, usando vários compostos e variações de enxofre.

Durante as suas investigações, que também foram olhando para uma determinada espécie química, o S 2-. Embora esse íon certamente exista em várias formas, eles estavam tentando encontrar evidências experimentais para isso em uma solução aquosa, um líquido em que a água age como a substância dissolvente.

Usando misturas complexas de compostos químicos incluindo enxofre, dissolvidos em soluções aquosas hiperconcentradas, eles os colocam através de um espectrômetro Raman. Este dispositivo usa um laser para energizar moléculas direcionadas e, usando a luz dispersa, um algoritmo de detecção e decodificação é capaz de descobrir quais espécies químicas específicas estão presentes.

Embora isso não fosse uma questão de simplesmente identificar as espécies como uma bactéria através de um microscópio, a equipe não encontrou nenhum indício de que existisse.

“Há evidência experimental não plausível para S  em uma solução aquosa,” disse o Prof. Peter May, da Universidade de Murdoch a IFLScience.

O documento da equipe observa que, embora a “presença de quantidades significativas de S 2 – em solução aquosa tenha sido descartada há mais de 30 anos”, seu novo trabalho “lança sérias dúvidas” sobre a formação de qualquer um dos ilusórios argumentos.

Embora seja salientado que você não pode nunca “provar” que uma espécie química não existe, simplesmente não há “evidência confiável” de que esse íon fantasma específico exista em uma solução aquosa.

Esta espécie não é apenas uma pequena faceta da química; Ele apareceu em livros didáticos, estudos e bancos de dados como uma “peça fundamental na termodinâmica do sulfeto”, de acordo com May.

Como resultado, a equipe sugere que ela seja imediatamente apagada da literatura científica para impedir qualquer cálculo errôneo envolvendo sistemas de sulfeto. De fato, o artigo conclui com uma nota bastante forte, exigindo que precisa ser “banidas de forma abrangente pela comunidade química”. [IFLS]