Químicos criam cérebro artificial capaz de armazenar memória em prata

SoCientífica

Na busca contínua pela construção de um cérebro humano artificial, cientistas da UCLA podem ter dado um grande passo à frente. Enquanto um cérebro sintético real ainda está longe, uma equipe de engenheiros químicos descobriu como desenvolver circuitos de auto-montagem que se assemelha à estrutura e atividade elétrica de partes de um cérebro, de acordo com a ZDNet .

A pesquisa é o projeto favorito do engenheiro químico da UCLA, James Gimzewski, que proclamou que queria criar um cérebro sintético em 2012.

“Eu quero criar um cérebro sintético”, escreveu Gimzewski na época. “Eu quero criar uma máquina que pense, uma máquina que possua inteligência física… Tal sistema não existe e promete causar uma revolução que poderíamos chamar de revolução pós-humana”.

Gimzewski e sua equipe descobriram que uma grade de colunas de cobre bem compactadas, quando tratadas com nitrato de prata, produzia nanofios em direções aparentemente aleatórias que espelhavam os neurônios de interconexão ramificados encontrados em um cérebro.

Na escala atômica, as conexões entre os nanofios de prata se assemelham a sinapses, que são as junções nas quais dois neurônios se encontram e transmitem sinais entre si. O modo como os nanofios se organizaram espelha o tipo de estruturas que surgiriam durante uma ressonância magnética de um cérebro enquanto ele armazena as memórias, de acordo com o ZDNet .

Quando a rede de fios é atingida por um sinal elétrico, os nanofios pareciam estar organizando informações como um cérebro – tudo por conta própria.

“Quando todos estão combinados, eles começam a conversar um com o outro”, disse Gimzewski ao ZDNet . “De certo modo, todo o circuito ganha vida, em certo sentido, em que cada parte está interagindo com todas as outras partes. E existem caminhos nos quais podemos estabelecer conexões neuromórficas mais fortes ”.

Apesar de sua proclamação de 2012, Gimzewski agora pede cautela.

“É perigoso correlacionar diretamente coisas como: ‘Isso é um cérebro!'”, Disse Gimzewski à ZDNet . “Ele está exibindo características elétricas que são muito semelhantes a uma ressonância magnética funcional do cérebro, semelhante às características elétricas das culturas neuronais, e também aos padrões de EEG”. [Futurism]