Colonização das Américas pode ter esfriado o clima global
 

ArqueologiaColonização das Américas pode ter esfriado o clima global

A colonização européia do Novo Mundo causou a morte de tantos indígenas que o evento, conhecido como "Great Dying" (A grande morte), pode ter impactado o clima mundial. 
Élisson Amboni31 de janeiro de 20192 min

 A BBC relata que uma equipe de cientistas da University College London determinou que a colonização européia do Novo Mundo causou a morte de tantos indígenas que o evento, conhecido como “Great Dying” (A grande morte), pode ter impactado o clima mundial. 

Liderados pelo geógrafo Alexander Koch, a equipe calculou que cerca de 60 milhões de pessoas viviam nas Américas antes do contato europeu, e que a população caiu para apenas cinco ou seis milhões em cem anos como resultado de novas doenças, guerras e revolta social. O colapso demográfico permitiu que a terra desmatada igual à área da França fosse recuperada pela floresta e pela savana. 

A equipe supõe que a nova vegetação teria absorvido carbono suficiente da atmosfera para causar a queda das temperaturas da superfície global, resultando no esfriamento conhecido como “a pequena era do gelo.” [Archeology]