China acaba de pousar uma sonda no lado oculto da lua, a primeira da história
 

NotíciaChina acaba de pousar uma sonda no lado oculto da lua, a primeira da história

Até agora nenhuma civilização alienígena oculta foi descoberta.
Redação5 meses atrás6 min

É outro dia importante na história da exploração espacial: a Administração Nacional do Espaço da China (CNSA, na sigla em inglês) acaba de pousar seu rover Chang’e-4 no outro lado da Lua, marcando a primeira vez que pudemos explorar lado oculto da superfície lunar.

Não só isso, o rover já enviou de volta sua primeira imagem, e é absolutamente de tirar o fôlego.

Com a Lua trancada com a Terra – tomando a mesma quantidade de tempo para girar em torno de seu eixo, como faz para orbitar nosso planeta -, metade dela está sempre escondida da vista.

Agora, devemos ser capazes de obter uma visão detalhada sobre isso.

O módulo de pouso Chang’e-4 transmitirá mensagens através do satélite Queqiao, que agora está em órbita ao redor da Lua. Como o Chang’e-4 nunca estará em linha direta com a Terra, esse relé de satélite será essencial.

E a nova sonda exploratória poderia retornar toda uma série de dados valiosos: examinando a composição geológica da superfície ao redor da bacia do Pólo Sul-Aitken, uma parte da Lua sobre a qual atualmente sabemos muito pouco.

Acredita-se que a bacia foi criada por uma enorme colisão no início da história da Lua – o que significa que materiais de baixo do manto da Lua que ainda não conseguimos alcançar podem ser expostos nesta região.

E quanto mais sabemos sobre a Lua, mais podemos descobrir sobre a história do nosso planeta e do nosso Sistema Solar. O módulo também deve ser capaz de fazer algumas observações úteis do espaço profundo, sem que a Terra atrapalhe.

O China Daily relata que a sonda lunar pousou às 10h26, horário local de Pequim, na quinta-feira 3 de janeiro, chegando à cratera de Von Kármán (em homenagem a Theodore von Kármán, assessor do fundador do programa espacial chinês Qian Xuesen).

A jornada da Terra começou no dia 8 de dezembro, mas é claro que o projeto como um todo já passou anos .

Nós sabemos há muito tempo sobre as ambições da CNSA de fazer uma sonda pousar no outro lado da Lua – e agora cumpriu sua promessa.

Confira este tópico do Twitter da Rede de Televisão Global da China para algumas fotos impressionantes feitas quando o módulo Chang’e-4 pousou no outro lado da Lua. Até agora nenhuma civilização alienígena oculta foi descoberta – mas são os primeiros dias.

Enquanto naves espaciais foram capazes de tirar fotografias do outro lado da Lua antes, esta é a primeira vez que conseguimos pousar com sucesso algo na superfície: a sonda Ranger 4 da NASA pousou em 1962, mas acabou funcionando mal e não enviou nenhum dado de volta.

Estamos ansiosos para o tesouro de dados que Chang’e-4 enviar de volta, mas a CNSA não está parando aqui – o Chang’e-5 está programado para ser lançado em 2020, com o objetivo de pousar na Lua e depois retornar à Terra. [ScienceAlert]

Você pode doar a partir de R$ 3 mensais e nos ajudar a expandir este projeto. Com a sua ajuda, poderemos alcançar mais pessoas e produzir um conteúdo de alta qualidade. Para doar, clique aqui. É um processo rápido e fácil.