Cientistas podem ter encontrado evidências de universos antigos que existiram antes do nosso

SoCientífica

Os cientistas afirmam que as evidências de universos passados ​​podem existir no céu noturno – ou seja, os restos de buracos negros de outro universo.

Conforme relatado pela New Scientist, a idéia é baseada em algo chamado cosmologia cíclica conformada (CCC na sigla em inglês). Esta é a teoria de que nosso universo passa por ciclos constantes de Big Bangs e compressões, ao invés de ter começado a partir de um único Big Bang.

Enquanto a maior parte do universo seria destruída de um ciclo para o outro, esses cientistas afirmam que alguma radiação eletromagnética poderia sobreviver ao processo de reciclagem. Suas descobertas são relatadas no arXiv.

“O que afirmamos que estamos vendo é o remanescente final depois que um buraco negro se evaporou no aeon anterior”, disse à New Scientist o físico matemático da Universidade de Oxford, Roger Penrose, co-autor do estudo e co-criador da teoria do CCC.

A evidência vem na forma de “pontos de Hawking”, em homenagem ao falecido Stephen Hawking. Ele teorizou que buracos negros emitiriam radiação conhecida como radiação Hawking, e é isso que Penrose e seus colegas sugerem que passem de um universo para outro.

Eles dizem que os pontos de Hawking podem aparecer no calor remanescente no universo do Big Bang, conhecido como fundo cósmico de microondas (CMB na sigla em inglês). Os pontos de Hawking pareceriam círculos de luz  no mapa CMB, conhecidos como modos B.

Anteriormente, acreditava-se que esses pontos anômalos no CMB fossem causados ​​por ondas gravitacionais de poeira interestelar. Mas Penrose e seus colegas dizem que sua teoria poderia fornecer uma resposta intrigante, e um desses pontos Hawking pode já ter sido encontrado pelo projeto BICEP2, que tem como objetivo mapear o CMB.

“Embora pareça problemático para a inflação cósmica, a existência de tais pontos anômalos é uma implicação da cosmologia cíclica conformada (CCC)”, escreveu a equipe em seu artigo.

“Apesar da temperatura extremamente baixa na emissão, na CCC essa radiação é enormemente concentrada pela compressão conformada de todo o futuro do buraco negro, resultando em um único ponto no cruzamento para o nosso aeon atual”.

A teoria de um universo de reciclagem não é sem controvérsia. A maioria de nossas evidências sugere que a expansão do universo está se acelerando, com o universo não sendo denso o suficiente para comprimir de volta em um único ponto e se expandir novamente – às vezes chamado de teoria do Big Bounce.

Ainda não encontramos nenhuma evidência de radiação de Hawking, e muito menos pontos de Hawking. Então, embora essa seja uma teoria interessante, ainda há muito trabalho a fazer antes que alguém reivindique a existência definitiva de um universo anterior. [IFLS]