Uma nova estrutura em células humanas foi descoberta

SoCientífica

As células de um tecido são envolvidas por uma estrutura semelhante à rede conhecida por matriz extracelular. Para se unir à matriz, as células têm moléculas receptoras em suas superfícies, que controlam a montagem de grandes complexos de proteínas dentro delas.

Esses chamados complexos de adesão conectam o exterior ao interior da célula e também sinalizam para a célula sobre seu ambiente imediato, o que afeta suas propriedades e comportamento.

Pesquisadores do Karolinska Institutet descobriram agora um novo tipo de complexo de adesão com uma composição molecular única que o diferencia daqueles já conhecidos. A descoberta foi feita em colaboração com pesquisadores no Reino Unido.

“É surpreendente que exista uma nova estrutura celular para descobrir em 2018”, diz o investigador principal Staffan Strömblad, professor do Departamento de Biociências e Nutrição no Karolinska Institutet. “A existência deste tipo de complexo de adesão nos surgiu.”

O recém-descoberto complexo de adesão pode fornecer respostas a uma questão ainda não respondida – como a célula pode permanecer ligada à matriz durante a divisão celular. Os complexos de adesão anteriormente conhecidos dissolvem-se durante o processo para permitir que a célula se divida. Mas não este novo tipo.

“Nós mostramos que este novo complexo de adesão permanece e anexa a célula durante a divisão celular”, diz o professor Strömblad.

Os pesquisadores também mostram que as estruturas recém-descobertas controlam a capacidade das células-filhas de ocupar o lugar certo após a divisão celular. Essa função de memória foi interrompida quando os pesquisadores bloquearam o complexo de adesão.

O estudo foi realizado em linhas celulares humanas utilizando principalmente microscopia confocal e espectrometria de massa. Mais pesquisas são necessárias para examinar o novo complexo de adesão em organismos vivos.

“Nossas descobertas levantam muitas questões novas e importantes sobre a presença e a função dessas estruturas”, diz o professor Strömblad. “Acreditamos que eles também estão envolvidos em outros processos além da divisão celular, mas isso ainda precisa ser descoberto”.

Os pesquisadores chamam a estrutura celular recém-descoberta de “aderências reticulares” para refletir sua forma líquida. [ScienceDaily]

Compartilhar