Mudanças climáticas tornarão a cerveja escassa e mais cara em breve

SoCientífica

Se os resultados do arrepiante relatório climático da ONU, na semana passada, levaram você a beber neste fim de semana, em primeiro lugar, sentimos muito. Nós também não gostamos disso.

Em segundo lugar, odiamos dizer isso, mas temos ainda mais más notícias para qualquer um que deseja afogar suas mágoas durante o futuro apocalíptico. De acordo com um novo estudo publicado ontem (15 de outubro), na revista Nature Plants, parece que o aumento da temperatura global vai arruinar a cerveja para nós também – e seu próximo gole de cerveja pode custar mais do que um tanque de gasolina.

No novo estudo, uma equipe internacional de pesquisadores da China, do Reino Unido e dos EUA publicou uma série de modelos computacionais para simular o impacto que o clima quente e árido terá na produção mundial de cevada – o principal ingrediente da cerveja. Eles descobriram que, no pior dos cenários – isto é, se os atuais níveis globais de emissões de carbono persistirem até o final do século – o mundo perderá uma média de 17% de sua colheita de cevada, enquanto algumas regiões, incluindo partes da Europa, poderia perder quase metade do seu rendimento. De acordo com os pesquisadores, a quebra da safra terá um impacto severo tanto na disponibilidade quanto no preço da cerveja em todo o mundo.

“Nossos resultados mostram que, nos eventos climáticos mais severos, a oferta de cerveja pode diminuir em cerca de 16% em anos quando ocorrem secas e ondas de calor. Isso é comparável a todo o consumo de cerveja nos EUA”, disse o co-autor Steven Davis, professor na Universidade da Califórnia, em Irvine, falando em um comunicado. “O clima e as condições de preço no futuro poderiam colocar a cerveja fora do alcance de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo”.

Enquanto a cevada é mais conhecida por seu papel principal na cerveja, o grão é usado principalmente como fonte de alimento para o gado; De acordo com Davis e seus colegas, apenas cerca de 17% da produção mundial de cevada foi para alimentar a indústria cervejeira em 2011. Então, como as plantações globais diminuem durante os eventos extremos de calor e seca, as nações produtoras de cevada terão que fazer uma escolha difícil sobre quanto da limitada colheita é devolvida à agricultura, e quanto custa gastar seus últimos dias como uma cerveja espumante.

Essa decisão será dispendiosa. Em 2099, escreveram os autores, o preço da cerveja pode disparar em até 656% dos preços atuais, dependendo da gravidade do clima e do país que está pagando a conta. Na Irlanda, por exemplo – um país com um dos maiores consumos de cerveja per capita -, os preços devem subir de 43% para 338% por garrafa. Segundo os autores, isso seria como gastar um extra de $ 20 por um único pacote de seis Guinness (sem incluir a inflação).

“O mundo está enfrentando muitos impactos da mudança climática que ameaçam a vida, por isso as pessoas gastando um pouco mais para beber cerveja podem parecer triviais em comparação”, disse Davis. “Mas definitivamente há um apelo cultural relativo à cerveja, e não ter uma cerveja gelada no final de um dia quente cada vez mais comum só acrescenta insulto à injúria.” [LiveScience]

Compartilhar