URGENTE: Cápsula Soyuz tripulada aborta missão em pleno voo

SoCientífica

O veículo da missão era um foguete Soyuz, que estava transportando uma cápsula Soyuz tripulada com dois astronautas, o russo Alexey Ovchinin e o americano Nick Hague.

A missão em questão é a ISS 56S que decolou há poucos minutos atrás, exatamente às 5:50am, e estava indo rumo à Estação Espacial Internacional.

A última vez que algo parecido aconteceu foi em Abril de 1975. Até hoje, o foguete Soyuz, do modelo FG, clamava uma taxa de sucesso de 100% em suas missões.

O incidente aconteceu logo após quando os boosters se separaram da Soyuz. Os astronautas reportaram já estar sentindo a micro-gravidade, então logo após o incidente, retornaram a sentir a gravidade novamente.

Na transmissão ao vivo, deu para ver a cápsula vibrando de forma anormal, até que as imagens dentro da Soyuz foram cortadas.

A equipe de controle da missão afirmou que a cápsula não possuia velocidade suficiente para entrar em órbita, portanto ela realizou uma reentrada em uma inclunação maior do que a normal.

A NASA confirma que a cápsula pousou com os dois astronautas. Apesar do pouso aparentemente ter sido bem sucedido, ainda deverá demorar um pouco para que as equipes de resgate cheguem até o local, já que o pouso foi em um local não planejado.

Informações dos nossos parceiros da Rocket Science Brasil. Siga-os para mais informações. 

Compartilhar