Virgin Galactic realiza outro teste de voo com veículo para turistas espaciais com “vista de um milhão de dólares”

Virgin Galactic realiza outro teste de voo com veículo para turistas espaciais com “vista de um milhão de dólares”

Hoje, 26 de julho, aconteceu mais um voo teste do VSS Unity da Virgin Galactic. A nave chegou a cerca de 52 km de altura na mesosfera e atingiu uma velocidade de Mach 2.4. A...

884 0

Hoje, 26 de julho, aconteceu mais um voo teste do VSS Unity da Virgin Galactic. A nave chegou a cerca de 52 km de altura na mesosfera e atingiu uma velocidade de Mach 2.4.

A empresa Virgin Galactic vem aumentando sua cadência de testes este ano, enquanto pagantes se preparam para embarcar na segunda nave suborbital que os levará ao espaço, a chamada SpaceShipTwo ou VSS Unity. Hoje a Virgin Galactic realizou novo teste de voo, o mais alto este ano, alcançando um apogeu de cerca de 52 quilômetros (170.000 pés).

O White Knight Two da Virgin Galactic carregando o VSS Unity até a altitude de liberação. Fonte: Virgin Galactic

Por volta de 13h45 no horário de Brasília ou 9h45 da manhã no horário local (9:45 a.m. PDT / 16:45 UTC) o avião de fuselagem dupla chamado WhiteKnightTwo levou a espaçonave até cerca de 12 milhas (40.000 pés) de altitude antes de liberá-la em pleno voo.  Neste ponto, o avião espacial acendeu seu motor de foguete híbrido que queima um combustível sólido baseado em uma borracha de um polímero chamado polibutadieno líquido hidroxilado (PBLH) e óxido nitroso.

O disparo dos motores VSS Unity de hoje durou aproximadamente 42 segundos, empurrando o veículo para Mach 2.2, o que equivale a 2.695 km/h, o que é uma boa quantidade a mais do que o último voo no final de maio de 2018. Esse voo só queimou o motor híbrido por cerca de 31 segundos e levou o VSS Unity para cerca de 35 km ou 114.000 pés. Neste novo teste, o voo de hoje levou o veículo a cerca de 52 km (170.000 pés)!

A SpaceShipTwo queima seu motor enquanto se dirige para o espaço. Fonte: MarsScientific.com & Trumbull Studios

O piloto Mike Masucci proclamou que aquela visão era “uma visão de um milhão de dólares”. Com a capacidade de levar quatro passageiros a um preço de cerca de US$ 250.000, acreditamos que ele está com toda razão!

Depois de chegar ao apogeu, o SpaceShipTwo entra em seu modo de reentrada, que executa as engenhosas atividades de dobramento para que ele possa reentrar na atmosfera de forma muito estável. Devido à sua alta altitude, o VSS Unity reentrou na velocidade supersônica pela primeira vez. Marcando um bom marco para o futuro veículo de turismo espacial!

A aterrissagem do terceiro voo ocorreu por volta de 14h no horário de Brasília ou 10h no horário local (17:00 UTC). Fonte: Virgin Galactic

Este foi o voo de número 252  do avião transportador WhiteKnightTwo, o 14º voo da SpaceShipTwo/VSS Unit e o terceiro voo do ano para a dupla.

Os pilotos da SpaceShipTwo de hoje eram Dave Mackay e Mike Masucci. Os pilotos do WhiteKnightTwo eram Todd Ericson e Kelly Latimer. Parabéns a todos os envolvidos, estamos muito felizes em ver a Virgin Galactic aumentando seu ritmo! Eu sei que algumas pessoas podem estar frustradas com a aparente falta de progresso, mas, acreditem, reavaliações e atrasos são mais baratos do que a perda de tripulação e veículo. Então, vamos continuar torcendo para que eles cheguem mais perto de cumprir seus objetivos!

Fonte: Everyday Astronaut

Publicação arquivada em