Imagens recém divulgadas pela NASA mostram Titã, a lua de Saturno, como nunca antes

SoCientífica

Uma colaboração entre a NASA, a Agência Espacial Européia e a Agência Espacial Italiana – pode ter completado sua missão com a Cassini no ano passado, quando mergulhou em Saturno, mas os pesquisadores ainda estão analisando os dados que a espaçonave enviou de volta à Terra.

Por exemplo, as imagens infravermelhas abaixo da lua de Saturno, Titã, são o resultado de 13 anos de imagens capturadas pelo Visvis e pelo Infrared Mapping Spectrometer (VIMS), da Cassini. Normalmente, Titã é um borrão amarelo por causa dos aerossóis em sua atmosfera superior, que dispersam a luz visível. No entanto, os aerossóis não são um problema para o infravermelho, e a Cassini conseguiu obter essas imagens da superfície de Titã.

Levou 13 anos para obter essas imagens, porque a Cassini tinha janelas estreitas para tirar fotos usando o VIMS, e costumava tirar fotos durante diferentes voos, o que ocorreria em diferentes geometrias e condições atmosféricas. Os pesquisadores tiveram que tomar muito cuidado ao costurar as imagens para apresentar Titã de uma maneira totalmente nova.

“É bastante claro a partir deste conjunto único de imagens que Titã tem uma superfície complexa, ostentando uma infinidade de características geológicas e unidades de composição”, escreveu a NASA sobre as fotos. “O instrumento VIMS pavimentou o caminho para futuros instrumentos infravermelhos capazes de fazer imagens de Titãs em resolução muito maior, revelando características que não eram detectáveis ​​por nenhum dos instrumentos da Cassini.”

A Cassini orbita Saturno há mais de uma década, e há muito mais para nos ensinar sobre isso e sua lua. A superfície de Titã é provavelmente apenas o princípio dessas lições.