Astrônomos capturam a primeira formação de um planeta já detectada a 370 anos-luz da Terra

SoCientífica

ScienceNews – Eis a visão mais aguçada de um planeta em progresso.

Novas observações do telescópio infravermelho revelam um exoplaneta que parece estar crescendo dentro do disco de gás e poeira ao redor de uma estrela a cerca de 370 anos-luz de distância. Os astrônomos identificaram indiretamente outros embriões de exoplanetas, observando os caminhos que esses mundos jovens limparam através dos discos empoeirados ao redor de suas estrelasmãesMas fotos divulgadas em 2 de julho do recém-descoberto exoplaneta, batizado de PDS 70b, dão o primeiro vislumbre claro de um exoplaneta ainda em formação, visto como uma brilhante mancha de luz ao lado de sua estrela hospedeira.

Esse exoplaneta em formação, descrito em artigo na Astronomy & Astrophysics, poderia fornecer um novo campo de testes para as teorias de formação planetária.

Miriam Keppler, astrônoma do Instituto Max Planck de Astronomia em Heidelberg, na Alemanha, e seus colegas descobriram o PDS 70b usando o Very Large Telescope no Chile. Essas observações revelaram que o PDS 70b é um mundo gigante e nublado, tão distante de sua estrela hospedeira quanto Urano é do Sol, mas ainda há muito que não sabemos sobre o planeta. Poderia ser tão frio quanto 730 ° C ou tão quente quanto 1330 ° C, e sua massa poderia ser de duas a 17 vezes a de Júpiter.

O PDS 70b abriu caminho através do disco de material planetário em torno de sua estrela, embalando o gás e a poeira em seu caminho orbital. A posição do PDS 70b dentro desta pista vazia, bem como a idade jovem da sua estrela – apenas 5,4 milhões de anos – indicam que o planeta não está acabado terminou sua formação ainda, diz Keppler.

A. Müller et alOrbital and atmospheric characterization of the planet within the gap of the PDS 70 transition diskAstronomy & Astrophysics, in press, 2018.

M. Keppler et alDiscovery of a planetary-mass companion within the gap of the transition disk around PDS 70Astronomy & Astrophysics, in press, 2018.

Compartilhar