NASA confirma que a Estação Espacial cairá no Oceano Pacífico

Lorena Franqueto

A Estação Espacial Internacional (em inglês “International Space Station“, ISS), está baixa órbita desde 1998, e já abrigou mais de 200 astronautas de cerca de 19 países diferentes. O projeto de sua construção começou quando a Rússia lançou a primeira peça há mais de duas décadas. Na sequência, foram inúmeros passos até finalizar a ISS, em 2011, com auxílio de outras nações, incluindo o Brasil. Assim, foi graças a essa estação que o homem permaneceu no espaço realizando diversos estudos. No entanto, em recente relatório da NASA, eles explicaram que planejam derrubar a Estação Espacial Internacional dentro de 9 anos.

Afinal, como vão derrubar a Estação Espacial Internacional?

A ISS possui o tamanho de um estádio de futebol e a NASA realizará um processo confiável de empuxo, o qual garantirá a “entrada atmosférica segura” na Terra. Além disso, seu destino será no “Point Nemo” uma região no meio do Oceano Pacífico longe o suficiente de qualquer continente. Contudo, não é possível comandar todo o procedimento, já que o tamanho e o formato irregular da estação dificultam o controle da queda.

31763901878 d8aa59cb10 6k
A NASA pretende derrubar a Estação Espacial Internacional, representada na fotografia acima.

O “Point Nemo” já é um conhecido “cemitério”, uma vez que estima-se uma quantidade de 250 pedaços de detritos no local, graças ao esquemas de afundar naves espaciais, existente desde de 1971. Em 1979, por exemplo, uma saída desorganizada e descontrolada da estação espacial Skylab da NASA enviou pedaços de detritos espalhados pela Austrália, felizmente sem provocar acidentes ou feridos.

A NASA explicou que deseja derrubar a Estação Espacial Internacional dentro de 9 anos porque ela já mostra sinais de deterioração e também completará suas funções.  Em 2019, algumas fissuras apareceram pela primeira vez, já em 2021, foi a vez do módulo Zayra da ISS também apresentar pequenas rachaduras.

O que a ISS fará até a sua aposentadoria?

“A Estação Espacial Internacional está entrando em sua terceira e mais produtiva década como uma plataforma científica inovadora em microgravidade”, segundo a diretora da ISS, chamada Robyn Gates. Isto é, as atividades continuaram a todo vapor até a desativação!

Para a NASA, a estação ainda colaborará com a realização de pesquisas, a permanência do homem no espaço e os teste para enviar o homem à Marte. Ademais, também está nos planos da agência, impulsionar as indústrias de voos privados.

aurora boreal nasa
A Estação Espacial Internacional de outro ângulo e registrando uma Aurora Boreal em 2017.

O diretor de espaço comercial da sede da NASA, Phil McAlister, explicou: “Estamos ansiosos para compartilhar nossas lições aprendidas e experiência de operações com o setor privado para ajudá-los a desenvolver destinos no espaço”.

Enquanto isso, a NASA buscará empresas para a construção de novas estações. Dessa forma, atuarão apenas como clientes enviando seus astronautas para o espaço e o abrigo deles seria em locais privados. Por fim, Mc Alister finalizou, “O setor privado é técnica e financeiramente capaz de desenvolver e operar destinos comerciais de órbita baixa da Terra, com a assistência da NASA”.

Compartilhar