Um lagarto de quatro olhos caminhou pela Terra há 49 milhões de anos

SoCientífica

Se você vivesse onde hoje é Wyoming, há 49 milhões de anos, poderia ter visto um lagarto de quatro olhos – o primeiro e único exemplo conhecido de uma criatura de vertebrados com mandíbula.

A espécie, um lagarto monitor extinto chamado Saniwa ensidens (acima), tinha dois olhos padrões e também ostentava os chamados “olhos” pineais e parapineais no topo de sua cabeça (mostrados como pontos brancos na imagem reconstruída abaixo).

Os pesquisadores descobriram isso observando mais de perto dois fósseis de S. ensidens que foram desenterrados em Wyoming, no ano de 1871. Varreduras detalhadas de raios X, geradas usando tomografia computadorizada, revelaram dois buracos no topo do crânio do lagarto. Os buracos teriam conectado o cérebro do lagarto a estruturas parecidas com as pálpebras, chamadas de órgãos pineais e parapiníferos, relatou a equipe na Current Biology.

Muitos vertebrados vivos hoje – como algumas tartarugas, lagartos e peixes – têm um terceiro “olho” no alto da cabeça, o que pode ser importante para a direção do sentido ou para regular o relógio biológico do animal. Mas, além das lampreias sem mandíbula, o lagarto monitor extinto é o único vertebrado conhecido por ter dois olhos adicionais.

Não está claro para que o S. ensidens usou esses olhos, mas os pesquisadores acham que as estruturas sensíveis à luz podem ter agido como uma bússola, ajudando o lagarto a descobrir em que direção estava.

FONTE / Science