A matemática, finalmente, tem uma explicação científica do porquê suas juntas estalarem

SoCientífica

Cientistas discordam sobre por que estralar as juntas faz barulho. Agora, uma nova explicação matemática sugere que o som resulta de um colapso parcial de pequenas bolhas de gás nos fluidos das articulações.

A maioria das explicações do ruído nas juntas envolve bolhas, que são formadas sob baixas pressões induzidas pela manipulação dos dedos que separam as articulações. Enquanto alguns estudos apontam a implosão das bolhas como a fonte do ruído, um artigo de 2015 mostrou que as bolhas não implodem por completo. Pelo contrário, elas permanecem nas juntas por aproximadamente 20 minutos depois de estralar, sugerindo que não é o colapso das bolhas que geram o barulho, mas suas formações.

Mas não era certo como a formação das bolhas poderiam fazer sons que conseguem abranger grande parte do cômodo. Então dois engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e da École Polytechinique, na França, se aventuraram em resolver esse mistério.

O som pode se originar nas bolhas que colapsam apenas parcialmente, os dois pesquisadores relataram na Scientific Reports. Uma simulação matemática do colapso parcial das bolhas explicou tanto a frequência dominante do som que se origina com o fenômeno como o seu volume. A descoberta poderia, também, explicar o porquê das bolhas terem sido observadas no fluido.

Fonte: Science News

Referência

V. Chandran Suja and A.I. Barakat. A mathematical model for the sounds produced by knuckle crackingScientific Reports. Published online March 29, 2018. doi:10.1038/s41598-018-22664-4.