Ataques na Síria: o que sabemos até agora

SoCientífica

Estados Unidos, Reino Unido e França lançaram um ataque militar em conjunto na Síria. Aqui está um resumo do que aconteceu.

  • Os EUA, juntamente com as forças britânicas e francesas, objetivaram reduzir as instalações com armas químicas do regime sírio por conta do ataque químico no final da semana passada no subúrbio de Douma, em Damasco. 105 mísseis foram disparados no total, disse o Pentágono.
  • Momentos depois de Donald Trump terminar seu discurso na noite de sexta-feira, surgiram relatos de explosões em Damasco por volta das 2h da manhã. Fontes a partir do Pentágono confirmaram mais tarde que três locais foram atingidos: dois em Damasco e um em Homs. Os locais foram considerados ligados ao armazenamento ou teste de armas químicas. As defesas aéreas sírias responderam aos ataques, mas os EUA disseram que não sofreram perdas nos ataques aéreos iniciais.
  • O presidente russo, Vladimir Putin, descreveu os ataques como um “ato de agressão” e disse que o ataque iria piorar a crise humanitária na Síria. Anatoly Antonov disse que “tais ações não serão deixadas sem consequências” e que Moscou estava sendo ameaçada.
  • A TV estatal da Síria mostrou um vídeo de Bashar al-Assad chegando ao trabalho na manhã de sábado, depois que a coalizão atacou. Os sistemas de defesa aérea da Síria interceptaram 71 dos 103 mísseis de cruzeiro disparados como parte dos ataques liderados pelos EUA, afirma o exército russo. O Pentágono negou que quaisquer interceptações tenham sido feitas. Os sistemas de defesa aéreo russos não responderam aos mísseis, acrescentou.
  • Trump disse que o ataque em Douma há uma semana representou “uma escalada significativa em um padrão de uso de armas químicas” pelo regime de Assad, acrescentando: “Estamos preparados para sustentar essa resposta até que o regime sírio pare de usar agentes químicos proibidos”. No sábado, o presidente dos EUA twittou que o ataque foi “perfeitamente executada”, acrescentando que a “missão foi cumprida!”
  • A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que autorizou ataques direcionados para “diminuir a capacidade de armas químicas do regime sírio e impedir seu uso”. Ao atacar a Rússia, ela disse: “Não podemos permitir que o uso de armas químicas se normalize – na Síria, nas ruas do Reino Unido ou em qualquer outro lugar do mundo. Nós teríamos preferido um caminho alternativo. Mas nesta ocasião não há nenhum. ”O governo do Reino Unido divulgou um resumo do seu conselho legal autorizando ataques contra a Síria após os apelos feitos pelo líder trabalhista Jeremy Corbyn.
  • O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei – um firme aliado de Bashar al-Assad – condenou os ataques liderados pelos EUA, descrevendo os líderes da França, do Reino Unido e dos EUA como “criminosos”.
  • A Turquia saudou o ataque, descrevendo os ataques como uma “resposta apropriada” ao uso de armas químicas em Douma no último sábado.
  • O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, disse que os Estados Unidos, o Reino Unido e a França haviam tomado “ações decisivas” contra a infra-estrutura de armas químicas da Síria e não descartaram novos ataques. “Claramente, o regime de Assad não recebeu a mensagem”, disse ele, referindo-se à resposta ao ataque químico de Ghouta em 2017. Ele disse que os aliados “fizeram um grande esforço para evitar vítimas civis e estrangeiras”.
  • O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que quatro jatos Tornado sobrevoaram a partir de Chipre como parte dos ataques em Homs.
  • Fontes do Ministério da Defesa da França disseram que a França disparou 12 mísseis contra caças e fragatas como parte dos ataques aéreos e marítimos coordenados.
  • O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que o uso de armas químicas pelo regime sírio representa um “perigo imediato para o povo sírio e nossa segurança coletiva”.
  • Corbyn classificou os ataques de “legalmente questionáveis” e disse que Theresa May deveria ter buscado aprovação parlamentar prévia.
  • O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, deu seu apoio aos ataques. O principal órgão de decisão política da organização, o Conselho do Atlântico Norte, deveria realizar uma reunião para discutir os desenvolvimentos na tarde de sábado.
  • A União Europeia e o Canadá apoiaram os ataques. O presidente da Comissão Européia, Jean-Claude Juncker, disse que aqueles que defendem a guerra química devem ser responsabilizados.
  • O Hezbollah, que luta em apoio ao regime de Assad, disse que os ataques liderados pelos EUA “não vão cumprir” as metas dos EUA.
  • O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou à calma, exortando “todos os estados membros a demonstrarem contenção nestas circunstâncias perigosas”.

Fonte: The Guardian

Compartilhar