Terra versus Marte: um comparativo resumido

Diógenes Henrique
Em 19 de maio de 2005, o Mars Exploration Rover Spirit da NASA registrou essa visão deslumbrante quando o Sol desaparecia abaixo da borda da cratera de Gusev em Marte. Crédito de Imagem: NASA / JPL-Caltech / Texas A & M / Cornell

Elaboramos uma tabela com as principais características dos dois planetas a título de comparação.

O quarto planeta a partir do Sol, Marte é um mundo frio e desértico com evidências de antigas inundações. Este planeta dinâmico tem estações, calotas polares, vulcões, cânions e clima. Marte é um dos corpos mais explorados em nosso sistema solar, e é o único planeta que enviamos os chamados ‘rovers’ para percorrer a vermelha paisagem alienígena.

Imagem que compara Marte e Terra em seus tamanhos relativos corretos. Marte (diâmetro 6.790 quilômetros) tem apenas um pouco mais da metade do tamanho da Terra (diâmetro 12.756 quilômetros). Observe a diferença de cor entre os dois planetas. Quase 70% da superfície terrestre é coberta por água líquida. Em contraste, a superfície Marte é dominada por uma cor avermelhada, coberta de rocha e poeira. Os quatro círculos escuros na imagem de Marte são as montanhas de origem vulcânica conhecidos como Tharsis Montes. A África está no centro da imagem da Terra.
Imagem que compara Marte e Terra em seus tamanhos relativos corretos. Marte (diâmetro 6.790 quilômetros) tem apenas um pouco mais da metade do tamanho da Terra (diâmetro 12.756 quilômetros). Observe a diferença de cor entre os dois planetas. Quase 70% da superfície terrestre é coberta por água líquida. Em contraste, a superfície Marte é dominada por uma cor avermelhada, coberta de rocha e poeira. Os quatro círculos escuros na imagem de Marte são as montanhas de origem vulcânica conhecidos como Tharsis Montes. A África está no centro da imagem da Terra. De Viking Orbiter Views of Mars, NASA SP-441, p. 14 / Lunar and Planetary Institute -LPI

Marte é um mundo semelhante à Terra, guardadas as devidas proporções, mas os dois planetas são realmente mundos distantes e muitos mistérios permanecem. Aqui está um resumo do que se sabe:

TerraMarte
Diâmetro12.756 quilômetros (cerca de 7.926 milhas). Saiba mais aqui.Aproximadamente 6.794 quilômetros (4.222 milhas), ou 53 por cento do diâmetro terrestre.
VidaSim.Desconhecemos.
Vida inteligenteAlguns dizem que sim.Não, provavelmente micróbios seja a melhor hipótese.
Distância do Sol1 unidade astronômica (AU), ou cerca de 150 milhões de quilômetros (93 milhões de milhas) em média.Varia de 1,381 AU a 1,666 AU devido a órbita não circular (órbita elíptica).
TemperaturaMuito quente no verão ou muito frio no inverno, dependendo do local (ou às vezes as duas opções ao mesmo tempo). Média: 8,5 graus Celsius (47,3 graus Fahrenheit) sobre áreas terrestres. Mais quente se o ar sobre os oceanos for incluído.Absurdamente frio na maior parte do tempo. Congelante na maior parte da superfície. Média planetária: -55 graus Celsius (-67 graus Fahrenheit). Você pode arregaçar as mangas em momentos fugazes no verão durante o dia.
Característica mais impressionanteÉ vista azul do espaço exterior, devido a dois terços de águaParece ruivo do espaço exterior, devido a estar coberto com ferro oxidado. Os terráqueos chamam ferro oxidado de “ferrugem”.
Radiação cósmicaMansa, devida à cortesia da proteção provida por um campo magnético forte.Problemática, devido a um campo magnético fraco.
ClimaFuracões, tufões e tornados são um problema real. Nevoeiro revoltante e interminável na costa da Califórnia. Muita falta de chuva em partes da África. Muito úmido em muitos outros lugares.As tempestades de poeira são abundantes. Às vezes, todo o planeta fica obscurecido. Redemoinhos de poeira que se elevam mais alto na atmosfera do que os furacões terrestres e tempestades parecidas com furacões tão do tamanho do Texas.
Massa1 massa terrestre. Em quilogramas, é cerca de 6 com vinte e quatro zeros depois. Mas para ser exato equivale a 5,97237×1024 kg.Cerca de 10,7 por cento da massa terrestre. Ou exatos 6,4171×1023 kg.
Maior mistérioComo a vida começou.Existe vida?
Maior mitoO que diz que nós realmente não fomos a Lua.Um suposto rosto fotografado na superfície do planeta em 1976. Um famoso caso de pareidolia.
Dia23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos.24 horas, 37 minutos, 22,5 segundos.
Ano365 dias (o tempo necessário para dar uma volta ao redor Sol).687 dias terrestres, ou cerca de 670 dias marcianos.
GravidadeEquivale a 9.780 m/s2 no equador ou 9.832 m/s2 nos polos, ambos ao nível do mar. Por definição, equivale a gn = 9,80665 m/s237,6 por cento da gravidade terrestre ao nível do mar. Ou seja, equivale a 3,711 m/s2
Inclinação do eixo de rotação23,5 graus.25 graus.
SatélitesA Lua, o nosso único satélite natural, mais vários satélites de comunicação e toneladas de lixo espacial.Dois satélites naturais, Fobos e Deimos, mais dois enviados pela NASA e mais um a ser lançado.
AtmosferaBastante. Cerca de 76 por cento do ar é nitrogênio, com cerca de 21 por cento de oxigênio. Os próximos elementos mais comuns, em ordem, mas em quantidades muito pequenas: argônio, dióxido de carbono, néon.Não muito. Menos de 1 por cento da densidade do ar da Terra na superfície e tem principalmente dióxido de carbono (95,3 por cento), com traços de oxigênio (0,15%).
Riscos vulcânicosVocê no lugar errado e na hora errada diga adeus. Está próximo? Tire uma foto.Nada além de remanescentes: ex-bestas subindo silenciosamente no ar.
CavernasMuitas, e são ótimos lugares para a vida microbiana se esconder.Talvez, e eles são prováveis locais para os humanos se esconderem.
NeveToneladas. Como 1.140 polegadas na rua Mt. Baker em Washington durante a temporada 1998-99, um recorde mundial. Isso equivale a 29 metros (95 pés).Sim, surpreendentemente, mas você não gostará de esquiar nela. E está derretendo, talvez devido ao aquecimento global.
Gelo de águaSim, muitas vezes invisível sob pneus de carro em movimento.Sim, boa parte dela invisível e sob a superfície ou sob outro tipo de gelo no polo sul.
Gelo secoCom certeza. 1.900 quilogramas (4.200 libras) são usados semanalmente em apenas um show de Vegas.Toneladas, cobrindo o gelo de água no polo sul.
ÁguaInunda em alguns lugares, especialmente em porões, cai do céu, principalmente durante piqueniques.Muita na forma congelada. E possivelmente muito do tipo líquido há muito tempo.
Melhor fotoThe Blue Marble.Não foi possível decidir, já que tivemos 10 especialistas escolhendo.
The Blue Marble: a Terra como visto pela Apollo 17 em 1972. O registro foi feito em 07 de dezembro daquele ano, quando a tripulação da Apollo 17 seguia em direção à Lua. Esta é uma das fotos mais reproduzidas de toda a história. (Crédito: NASA)
The Blue Marble: a Terra como vista pela Apollo 17 em 1972. O registro foi feito em 07 de dezembro daquele ano, quando a tripulação da Apollo 17 seguia em direção à Lua. Esta é uma das fotos mais reproduzidas de toda a história. (Crédito: NASA)

Adaptado do texto de Robert Roy Britt para o Space.com. Foto em destaque: Mars – in depth / NASA Solar System. 

Compartilhar