Esse website te permite rastrear o carro esporte do Elon Musk pelo espaço.

Erick Soares
Imagem: SpaceX/Flickr

Cara, onde está meu Tesla de luxo?

No último dia 06, o CEO da SpaceX, Elon Musk, fez história quando laçou o Falcon Heavy, o mais poderoso foguete desde o Saturno V, que levou os astronautas para a Lua.  A carga do Heavy foi o Tesla Roadster pessoal do Musk, um carro de luxo de 100.000 dólares feito pela outra empresa dele — a Tesla Motors. Seis horas depois do lançamento, o carro e seu passageiro — um boneco vestido com o traje espacial da SpaceX chamado de “Starman” — estavam numa trajetória de escape que Musk esperava que fosse colocar o carro numa órbita elíptica ao redor do Sol e permitir algumas passagens próximas por Marte.

Algumas horas depois, Musk foi ao Twitter anunciar que a SpaceX ultrapassou um pouco sua trajetória planejada e o carro estava agora se dirigido ao cinturão de asteroides. De acordo com Space.com. Entretanto, a comunidade astronômica do Twitter recalculou os números dos dados do lançamento e da órbita percorrida e descobriu que o carro vai passar mais perto de Marte do que do cinturão de asteroides.

Para aqueles entre vocês que não confiam em Musk ou em um bando de astro geeks online para lhe falar onde o conversível espacial está, não tema: você pode rastreá-lo no bem nomeado whereisroadster.com (“onde está o roadster .com”).

O site whereisroadster, desenvolvido pelo auto-descrito nerd espacial Ben Pearson,  dá uma atualização automática da localização do carro espacial de Musk. Os dados são providos pelo Jet Propulsion Lab’s HORIZONS System que rastreia objetos em nosso Sistema Solar. Pearson pega esses dados e os usa para descrever quão rápido o carro está se movendo com relação à Terra e Marte, e quantas vezes o Tesla Roadster ultrapassou a quilometragem de sua garantia de cerca de 58 mil quilômetros (36.000 milhas).

É meio como o antigo jogo para PC Where in the World is Carmen Sandiego, exceto de que em vez de procurar por um criminoso fictício ao redor do globo você está rastreando um carro esporte real de um bilionário no vazio interminável do espaço.

E então? O que você está esperando? Vá ver esses números representando a trajetória orbital de um carro que você nunca será capaz de pegar e que vai ultrapassar seu breve blip de existência nesse Universo insensível onde as coisas mudam para sempre. É divertido e educacional!

Texto traduzido e adaptado do original de Daniel Oberhaus para o site Motherboard.

 

Compartilhar