Terremotos destrutivos vão aumentar em 2018, alertam cientistas

SoCientífica
Terremoto seguido de tsunami. Japão, 2011.

O número de terremotos devastadores pode aumentar acentuadamente em 2018 devido à desaceleração periódica da rotação da Terra, um novo estudo revela.

A mudança na velocidade da rotação da Terra é suscetível a desencadear atividades sísmicas intensas no próximo ano, particularmente nas regiões tropicais densamente povoadas, de acordo com o novo estudo, publicado recentemente no jornal acadêmico Geophysical Research Letters, nos Estados Unidos.

A Terra experimenta desacelação periódica na velocidade de sua rotação, que pode mudar o comprimento do dia em um milésimo de segundo, e esses períodos geralmente duram cerca de cinco anos.

Analisando o registro sísmico da Terra ao longo dos últimos 100 anos, pesquisadores das universidades do Colorado e de Montana descobriram que os períodos em que a rotação da Terra diminuíam eram frequentemente seguidos por períodos com um número significativamente maior de terremotos.

“Nesses períodos, houve entre 25 a 30 terremotos intensos por ano. No resto do tempo, a média era de cerca de 15 potentes terremotos por ano”, disse Roger Bilham, um dos principais autores do estudo.

Este ano marca o fim da mais recente desaceleração de cinco anos na rotação da Terra, apontando para um próximo aumento em terremotos de magnitude 7 ou mais.

“A Terra nos oferece um aviso prévio de cinco anos sobre futuros terremotos, o que é notável”, disse Bilham.

Compartilhar