Por que é improvável que o mundo acabe em 23 de setembro?

Laura Franzolin

Mais uma vez circulam pela internet milhares de notícias sobre o fim do mundo. Agora, de acordo com “previsões de especialistas”, o apocalipse deve ocorrer amanhã, 23 de setembro. Em alguns sites é possível encontrar até mesmo a hora marcada para a catástrofe: por volta das 17:30, horário de Brasília. Sobre este assunto, temos apenas um único conselho para você: não cancele seus planos para o final do ano.

Segundo a maioria dos profetas, Nibiru (ou Planeta X, caso você prefira) está em rota direta de colisão com a Terra, mas também existe os que acreditam que um alinhamento celestial incomum abrirá as portas do Juízo Final. Sabe qual a chance real de qualquer coisa assim ocorrer? Zero.

Por que Nibiru não vai colidir contra a Terra?

É bem provável que Nibiru seja a mais famosa teoria de fim dos tempos da atualidade. Carregada de simbologia e baseada no desconhecimento que a maioria das pessoas tem sobre cosmologia e astronomia, esta “tese” afirma que em 23 de setembro nosso planeta colidirá com um planeta desconhecido. A afirmação mescla teorias conspiratórias ufológicas, previsões bíblicas, numerologia, e outros tipos de pseudociência.

Mas não pense que todo esse papo é recente. A lenda de Nibiru surgiu nos idos de 1970, em meio a explosão do misticismo e espiritualismo, Era de Aquário, new age, cristais de poder e cura, entre outras bizarrices. Porém, na lenda original a colisão estava prevista para 2003.

Como o cosmo não “cooperou”, “estudiosos” reviram seus cálculos, reprogramando o fim do mundo para 21 de dezembro de 2012, utilizando para corroborar com a previsão o calendário Maia. Mas como está obviamente comprovado, o mundo não acabou.

Naquele ano, devido ao furor de milhares de pessoas, a NASA emitiu um comunicado, afirmando que “se Nibiru ou Planeta X fossem reais e se estivessem se dirigindo para uma colisão com a Terra (…) o fenômeno teria sido identificado e acompanhado pelos astrônomos pelo menos na última década, e agora seria visível a olho nu”.

Por que o alinhamento celeste não causará o fim do mundo?

Além de Nibiru, uma outra teoria de fim dos tempos ganhou força recentemente depois que seitas cristãs evangélicas começaram a compartilhar mensagens afirmando que o Livro das Revelações prevê para o dia 23 de setembro de 2017 um alinhamento da nossa lua com vários planetas e as constelações de Virgem e Leão. De acordo com a profecia, durante tal evento astronômico ocorrerá o arrebatamento dos fiéis para a convivência junto a Jesus Cristo.

Agora, vamos aos fatos: o alinhamento em questão realmente acontecerá. No entanto, não há nada de místico nele, pois se trata de um evento anual. Durante alguns dias – seja em setembro ou outubro – nosso satélite natural toma esta posição no céu, e o alinhamento deste ano não parece particularmente incomum, diz o professor Colgate University (EUA) e especialista no estudo de práticas astronômicas no mundo antigo, Anthony Aveni.

Por que é improvável que o mundo acabe em 23 de setembro

Todas as profecias de fim dos tempos erraram (para a nossa alegria)

Se você ainda não se convenceu de que o mundo não vai acabar – ou se conhece alguém que não está convencido – aqui está a garantia definitiva de que haverá o dia 24 de setembro, e centenas de outros após: não somos bons em prever o fim dos tempos. Nenhuma das previsões apocalípticas se concretizaram:

  • Em 65 a.C., o filósofo romano Seneca advertiu que o planeta “queimaria em fogo”.
  • 19 de outubro de 1533, a partir das 8 da manhã, este foi o dia e hora previsto como Juízo Final. A profecia ainda afirmou que 144 mil pessoas seriam salvas na segunda vinda de Cristo, e todo o restante dos seres viventes seriam queimados durante o fim do mundo.
  • Martinho Lutero acreditava que o mundo acabaria em 1600.
  • Em 1666 milhares de pessoas acreditavam que aquele era o ano da Besta e, consequentemente, o ano do fim dos tempos.
  • Em 26 de março de 1997 o mundo conheceu o final trágico da seita Heaven’s Gate, quando 39 pessoas se suicidaram durante a passagem do cometa Hale-Bopp. Elas acreditavam que o evento traria consigo o apocalipse.
  • Em julho de 1999, uma nova profecia de fim dos tempos foi atribuída Nostradamus.
  • Em 5 de maio de 2000 os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharam no céu, e para os profetas, tal fenômeno provocaria terremotos, vulcões e uma súbita crise de derretimento do gelo, causando assim o final dos tempos.
  • Em 2008, teóricos da conspiração passaram a afirmar que o Grande Colisor de Hádrons seria capaz de criar um buraco negro que engoliria nossa galáxia.
  • O calendário Maia teria sido projetado para sinalizar o apocalipse, que deveria ter ocorrido em 21 de dezembro de 2012.

E estas são apenas algumas das previsões pelas quais nosso planeta sobreviveu ileso. Como já dizia o grande poeta Assis Valente: “anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar (…) e o tal do mundo não se acabou”. Desejamos que você tenha um ótimo apocalipse e até o próximo fim do mundo!

Compartilhar