Planeta Terra causa terremotos na Lua, sugere novo estudo

Laura Franzolin

Por muitos anos os cientistas não conseguiram entender qual a causa de abalos sísmicos em nosso satélite natural, mas um novo estudo lança luz a esta incógnita, sugerindo que a gravidade da Terra pode ser responsável pelos terremotos na Lua.

Entre 1969 e 1977, as missões Apollo tiveram um papel fundamental no aprofundamento do nosso conhecimento espacial. Temos que lembrar que a cada nova visita ao nosso satélite, sismômetros eram levados para o solo lunar. Os dados que os aparelhos coletaram foram incríveis: abalos profundos, a cerca de 800 a 1.200 quilômetros de profundidade, foram registrados a cada a cada 27 dias.

Antes de revelarmos os dados recém divulgados, temos que lembrar que os terremotos lunares são particularmente estranhos devido a um fator bem específico: a Lua não tem atividade tectônica como a Terra, sendo tais atividades as causadoras dos terremotos por aqui. Ou seja, como seria possível que sem placas tectônicas em movimento a Lua pudesse ter terremotos?

Lua

Para responder à questão, cientistas liderados por Taichi Kawamura, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, reanalisaram os dados coletados pelos sismômetros, e uma nova pesquisa foi publicada no Journal of Geophysical Research: Planets, sugerindo que a Terra é a culpada.

A equipe estudou mais de 100 terremotos ocorridos em sono lunar e chegaram à conclusão que a força gravitacional gerada pelas marés em nosso planeta eram capazes de atingir nossa lua, causando falhas e rachaduras dentro do corpo celeste, que eventualmente, são as causadoras dos tremores.

Regularidade dos terremotos na Lua

Kawamura e sua equipe não foram os primeiros a sugerirem esta explicação, no entanto, foram os primeiros a encontrar dados que corroboram com a afirmação. Até então, outros cientistas já haviam estudados os sismos lunares, porém isoladamente, já os japoneses fizeram seu estudo baseado em dados coletados por todos os sismômetros.

A regularidade da atividade sísmica, a cada 27 dias, também aponta para a Terra como responsável, já que este é o período que a Lua leva para dar uma volta completa em torno de nosso planeta.

Na lua os terremotos duram mais tempo

Uma curiosidade adicional sobre os terremotos na Lua é que por lá eles têm uma duração muito maior. Aqui na Terra os abalos cessam com mais rapidez porque nosso planeta possui uma estrutura que absorve melhor as vibrações. Como a Lua é muito mais seca e mais fria, as vibrações por lá tendem a serem mais longas.