Quando a arte se encontra com a astronomia

SoCientífica
As ilustrações do sistema TRAPPIST-1 por Hurt e Pyle.

Artistas mostram como foi feito o processo de criação das artes conceituais do sistema TRAPPIST-1, cuja descoberta .

Pode ser difícil visualizar algo que você não pode ver, por isso, quando a NASA anunciou o sistema TRAPPIST-1, eles sabiam que precisavam de grandes artistas para representar visualmente o novo incrível sistema. Por isso, Robert Hurt, um cientista visual da IPAC na Caltech com Ph.D. em astrofísica, e Tim Pyle, um produtor de multimídia especialista em efeitos especiais de Hollywood, se uniram para criar artes conceituais do sistema TRAPPIST-1, cuja descoberta fora anunciada em 22 de fevereiro deste ano em uma conferência de imprensa.

O sistema de sete planetas descoberto pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA tem três planetas do tamanho da Terra em sua zona habitável. Como nenhum telescópio é poderoso o suficiente para fotografar os nossos vizinhos distantes, os dois foram incumbidos de criar representações realistas do que estes mundos podem parecer.

“O valor disto não está apenas em dar ao público uma imagem de alguma coisa feita de algo”, disse Douglas Hudgins, cientista do programa para o Programa de Exploração de Exoplanet na sede da NASA, em um comunicado de imprensa. “Estas são suposições reais de como algo pode se parecer para os seres humanos. Uma imagem vale mais que mil palavras.”

Hurt e Pyle trabalharam com dados de telescópios e consultaram a equipe da descoberta da NASA. TRAPPIST-1b foi inspirado na lua de Júpiter, Io. Pyle baseou-se para o projeto de TRAPPIST-1h, o planeta mais distante e misteriosa no sistema, em mais duas das luas de Júpiter, Ganimedes e Europa.

“Quando nós estamos fazendo artes conceituais, nós nunca dizemos: ‘Isto é o que esses planetas realmente se parecem”, disse Pyle. “Estamos fazendo ilustrações plausíveis mostrando com o que eles talvez possam se parecer, com base no que sabemos até agora. Com esta ampla gama de sete planetas, vamos ilustrar quase toda a faixa do que seria plausível. Isso seria um incrível laboratório interestelar para o que poderia acontecer em um planeta do tamanho da Terra”.

A representação artística de TRAPPIST-1h, o planeta mais distante do sistema TRAPPIST-1, renderizada por Tim Pyle. Crédito: NASA / JPL-Caltech (Clique aqui pra ver a imagem ampliada.)

Com base na possibilidade que os planetas sejam bloqueados pelas marés, Hurt colocou uma calota de gelo no lado escuro da TRAPPIST-1c. Hurt também tomou um pouco de liberdade criativa, colocando água no “lado diurno” da TRAPPIST-1d, um dos três planetas habitáveis. Os cientistas originalmente queriam que ele representasse um “mundo globo ocular”, onde o lado voltado para a estrela hospedeira seria quente e seco, o lado na parte de trás seria gelada, e no meio teria água. Mas Hurt tentou convencê-los que seu projeto seria a melhor aposta.

“Então eu meio que empurrei para trás, e disse: ‘Se é sobre o lado escuro, ninguém pode olhar para ele e entender que estamos dizendo que há água lá’”, disse Hurt.

Após a discordância, a equipe comprometida permitiu que a água fosse vista no “lado diurno”.

Em última análise, o objetivo principal da equipe era fazer com que o público se animasse com a ciência e dar-lhes mais informações sobre com o que estes planetas podem parecer.

Traduzido e adaptado de Astronomy Magazine. Saiba mais sobre a descoberta do Sistema de TRAPPIST-1 clicando aqui.

Compartilhar