O Telescópio James Webb finalmente chegou em seu novo lar

Lorena Franqueto
A ilustração apresenta a o telescópio James Webb totalmente desdobrado, como ele ficará quando começar a observação o universo. Crédito da imagem: Adriana Manrique, NASA/GSFC

Depois de um longo lançamento no Natal e muitos dias de montagem, o telescópio espacial James Webb (JWST) finalmente atingiu seu destino final. O novo local de trabalho do telescópio chama-se L2. O gerente de comissionamento, Keith Parrish, comentou sobre o evento: “Os últimos 30 dias, nós os chamamos de ’30 dias no limite’. Nós estamos muito orgulhosos de passar por isso”.

No entanto, os trabalhos do JWST apenas começaram, ainda são necessários alguns meses até que o telescópio esteja pronto. A integrante do Centro de Voo Espacial da NASA, Jane Rigby, explicou: “Tudo o que estamos fazendo é preparar o observatório para fazer ciência transformadora. É por isso que estamos aqui”. A figura a seguir indica a nova morada do telescópio, o ponto L2, em vermelho:

20211227041023 L2
Imagem disponível em European Space Education Resource Office (ESERO).

O que é L2 e por que o telescópio chegou até lá?

O ponto “L2” representa o segundo ponto de Lagrange, físico-italiano, que descobriu regiões no espaço onde os campos gravitacionais de dois corpos maciços que rodam em torno de um centro de massa comum. Ao todo, existem cinco pontos de Langrage e comumente sondas orbitam essas regiões.

Segundo os conceitos de Lagrange, os pontos têm tamanhos minúsculos e os dois corpos equilibram uma força tração, o que mantem objetos nessa localização sem muito esforço. Por isso, o JWST está em L2, há a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra na direção de Marte, gastando menos combustível do que estaria outras regiões.

Ou seja, o telescópio está orbitando L2, assim como o ponto orbita o Sol e, no total, serão 180 dias ao redor da região. Apesar de gastar pouco combustível, o gosto dessa matéria-prima determina o tempo da missão.

Felizmente, como JWST gastou pouco até chegar no segundo ponto de Lagrange, provavelmente a órbita durará uns 10 anos. A Parrish ainda comentou sobre a vida do telescópio: “Estamos muito, muito felizes com nossa vida útil estimada. Vai exceder amplamente nossos 10 anos”.

Dessa forma, a duração da missão será mais precisa apenas dentro de alguns meses. Nesse período, o telescópio James Webb será responsável, por exemplo, por espionar exoplanetas.

O que o Telescópio James Webb fará em L2?

O JWST vê a luz infravermelha, uma parte dos comprimentos de onda que o olho humano não vê, apenas a experimentamos como calor. Isto é, a humanidade verá o Universos através do calor da radiação IV. Contudo, levará pelo menos 5 meses até a calibração dos instrumentos e, com isso, o devido lançamento das informações.

021518 LG space beauty main
Uma imagem nebulosas Enterprise, feitas pelo Telescópio Espacial Spitzer em infravermelho, exemplifica como serão as imagens do James Webb. Crédito: NASA/JPL-Caltech.

O astrônomo, Klaus Pontoppidan, também responsável pelo telescópio, explicou que há um plano secreto para as imagens. Segundo ele: “Estas são imagens destinadas a demonstrar ao mundo que o observatório está funcionando e pronto para a ciência”, entretanto, ele também explicou: “Exatamente o que vai estar nesse pacote, isso é um segredo”.

Por isso, até o momento, apenas algumas especulações sobre os alvos do telescópio já foram disponibilizadas para a comunidade. Dentre elas, a observação de Júpiter, galáxias distantes, a formação de estrelas a buracos negros e os exoplanetas!