A diferença entre aquecimento global e mudanças climáticas

Jamille Rabelo

Aquecimento global é o termo usado para o aumento da temperatura da Terra a longo prazo. Já as mudanças climáticas são modificações que estão acontecendo no planeta e incluem o aquecimento global. Ou seja, o aquecimento global é uma das consequências das mudanças climáticas. Outras consequências que podemos citar é o derretimento de gelo, aumento do nível do mar, maior ocorrência de tempestades, secas mais intensas, etc.

O aumento da temperatura do planeta está sendo notado desde o começo do século 20, com aumentos alarmantes na década de 70. O aumento da queima dos combustíveis fósseis e sua liberação de gases estufa, como o gás carbônico, é o principal responsável pela alteração na temperatura da Terra.

Diferentemente do rápido aquecimento global, as mudanças climáticas podem ocorrer naturalmente, como as eras do gelo, ou também serem causas da humanidade. Algumas mudanças humanas no clima que ocorrem são o desmatamento, que impede o armazenamento de carbono da atmosfera, e emissão de partículas poluidoras no ar, afetando a luz solar na Terra.

Mudança climática diferente de outras

Outras mudanças climáticas já aconteceram na história da Terra, que possui em torno de 4,5 bilhões de anos. O planeta viveu longos períodos de frio e de calor, cada ciclo durava cerca de cem mil anos. Isso está acontecendo por pelo menos os últimos milhões de anos.

Os antigos períodos de calor aconteceram pelo aumento da luz solar que chegava na superfície do planeta. Isso causava grandes liberações de gás carbônico dos oceanos devido ao seu aquecimento, como um gás escapando de um refrigerante quente.

No entanto, o aquecimento global atual é principalmente devido aos gases liberados na atmosfera por atividade humana. A velocidade que está acontecendo atualmente também se diferencia de outros eventos passados.

Aquecimento global é o termo usado para o aumento da temperatura da Terra a longo prazo. Já as mudanças climáticas são modificações que estão acontecendo no planeta e incluem o aquecimento global.
Imagem: NOAA

Diferença entre aquecimento global e mudanças climáticas

Normalmente, os termos “aquecimento global” e “mudanças climáticas” são utilizados de formas sinônimas, para relatar o mesmo problema. Apesar de serem diferentes, esse consenso apareceu à medida que cientistas entenderam melhor sobre o que estava acontecendo no planeta.

Na época da Revolução Industrial, os cientistas ainda estavam formulando hipóteses de que a queima de combustíveis fósseis poderia causar impactos no clima. Mas ainda era um mistério do que poderia acontecer. Uma das hipóteses era a possibilidade de resfriar o planeta através da mudança de incidência da luz solar pela poluição atmosférica. A outra seria que os gases acumulados na atmosfera causariam aquecimento na Terra, o que de fato aconteceu.

Essa conclusão da hipótese aconteceu apenas nos anos 70 do século XX, quando cientistas obtiveram mais evidências que o aquecimento estava predominando. E esse aquecimento era diferente de qualquer outro que já aconteceu. Fundamentado nisso, surgiu o termo “aquecimento global”.

Quanto mais se estudava sobre o assunto, mais os cientistas se deparavam com outras consequências além do aumento da temperatura. Eles viram que mudanças nos níveis do mar e nas correntes oceânicas, novas doenças em plantas e animais, entre outros, impactavam diretamente na vida humana. Dessa forma, cientistas passaram a utilizar o termo “mudanças climáticas” para descrever todas essas modificações que estão acontecendo na Terra.

Compartilhar