NASA anuncia conclusão de etapa inicial de seu projeto de avião supersônico

Diógenes Henrique
Ilustração da aeronave de demonstração de voo Low Boom planejada pela Nasa conforme descrito durante a conclusão da revisão preliminar do projeto na semana passada. Créditos: NASA / Lockheed Martin

A NASA anunciou ontem em seu site que conseguiu executar um marco significativo em seu esforço para que o seu jato supersônico de passageiro se torne uma possibilidade real.

A agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, completou a revisão preliminar dos projetos (Preliminary Design Review – PDR) de sua aeronave “Quiet Supersonic Transport” ou QueSST, informou ontem a agência em seu site. A QueSST é o projeto inicial da aeronave experimental Low Boom Flight Demonstration (LBFD) planejada pela NASA, aeronave essa que também conhecida como “avião X”.

Os especialistas e engenheiros seniores da NASA e Lockheed Martin Corporation concluíram nessa sexta-feira (24) que o projeto do avião QueSST é capaz de cumprir os objetivos da aeronave da missão LBFD, que são para voar a velocidades supersônicas, mas criam um “golpe” suave em vez do boom sonoro disruptivo (o chamado estrondo sônico) comumente associado aos voos supersônicos atuais. O avião X da missão LBFD será enviado às comunidades para coletar os dados necessários para que os reguladores permitam o voo supersônico sobre os Estados Unidos e em outros lugares do mundo.

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A NASA fez parceria com o principal contratado Lockheed Martin em fevereiro de 2016 para o projeto preliminar da QueSST. No mês passado, um modelo em escala do projeto QueSST completou o teste no túnel de vento supersônico de 2,44 metros por 1,83 metro (8 pés por 6 pés) no Centro de Pesquisa Glenn da NASA em Cleveland.

“Gerenciar um projeto como este é sobre tudo passar de um marco para o próximo”, disse David Richwine, gerente do esforço de projeto preliminar no Projeto de Tecnologia Supersônica Comercial da NASA. “Nossa forte parceria com a Lockheed Martin ajudou a chegar até este ponto. Nós agora estamos a um passo mais perto de construir um avião X real.”

Após o sucesso da conclusão da etapa PDR, a equipe de projeto da NASA pode iniciar o processo de solicitação de propostas no final deste ano e adjudicando um contrato no início do próximo ano para construir um protótipo do avião X pilotado e monomotor. A aquisição do contrato para o avião-X LBFD será totalmente aberta e competitiva, com os dados do projeto preliminar da QueSST sendo disponibilizados para as licitantes qualificadas. O voo teste de avião-X poderá começar já em 2021.

Nos próximos meses, a NASA trabalhará com a Lockheed na finalização do esforço de conclusão do projeto preliminar do QueSST. Isso inclui um teste estático de desempenho na entrada e um teste em túnel de vento não supersônico no Centro de Pesquisa Langley da NASA em Hampton, Virginia.

Com informações da NASA.

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