NotíciaNASA anuncia conclusão de etapa inicial de seu projeto de avião supersônico

Diógenes Henrique2 anos atrás5 minIlustração da aeronave de demonstração de voo Low Boom planejada pela Nasa conforme descrito durante a conclusão da revisão preliminar do projeto na semana passada. Créditos: NASA / Lockheed Martin
https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2017/06/quesst_render_c-1280x852.jpg

A NASA anunciou ontem em seu site que conseguiu executar um marco significativo em seu esforço para que o seu jato supersônico de passageiro se torne uma possibilidade real.

A agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, completou a revisão preliminar dos projetos (Preliminary Design Review – PDR) de sua aeronave “Quiet Supersonic Transport” ou QueSST, informou ontem a agência em seu site. A QueSST é o projeto inicial da aeronave experimental Low Boom Flight Demonstration (LBFD) planejada pela NASA, aeronave essa que também conhecida como “avião X”.

Os especialistas e engenheiros seniores da NASA e Lockheed Martin Corporation concluíram nessa sexta-feira (24) que o projeto do avião QueSST é capaz de cumprir os objetivos da aeronave da missão LBFD, que são para voar a velocidades supersônicas, mas criam um “golpe” suave em vez do boom sonoro disruptivo (o chamado estrondo sônico) comumente associado aos voos supersônicos atuais. O avião X da missão LBFD será enviado às comunidades para coletar os dados necessários para que os reguladores permitam o voo supersônico sobre os Estados Unidos e em outros lugares do mundo.

[standout-css3-button href=”http://apoia.se/socientifica”]Considere fazer uma doação à Sociedade Científica[/standout-css3-button]

A NASA fez parceria com o principal contratado Lockheed Martin em fevereiro de 2016 para o projeto preliminar da QueSST. No mês passado, um modelo em escala do projeto QueSST completou o teste no túnel de vento supersônico de 2,44 metros por 1,83 metro (8 pés por 6 pés) no Centro de Pesquisa Glenn da NASA em Cleveland.

“Gerenciar um projeto como este é sobre tudo passar de um marco para o próximo”, disse David Richwine, gerente do esforço de projeto preliminar no Projeto de Tecnologia Supersônica Comercial da NASA. “Nossa forte parceria com a Lockheed Martin ajudou a chegar até este ponto. Nós agora estamos a um passo mais perto de construir um avião X real.”

Após o sucesso da conclusão da etapa PDR, a equipe de projeto da NASA pode iniciar o processo de solicitação de propostas no final deste ano e adjudicando um contrato no início do próximo ano para construir um protótipo do avião X pilotado e monomotor. A aquisição do contrato para o avião-X LBFD será totalmente aberta e competitiva, com os dados do projeto preliminar da QueSST sendo disponibilizados para as licitantes qualificadas. O voo teste de avião-X poderá começar já em 2021.

Nos próximos meses, a NASA trabalhará com a Lockheed na finalização do esforço de conclusão do projeto preliminar do QueSST. Isso inclui um teste estático de desempenho na entrada e um teste em túnel de vento não supersônico no Centro de Pesquisa Langley da NASA em Hampton, Virginia.

Com informações da NASA.