NASA anuncia conferência sobre "descoberta além do nosso sistema solar"
 

AstronomiaNASA anuncia conferência sobre “descoberta além do nosso sistema solar”

Diógenes Henrique21 de fevereiro de 201787 min

A NASA realizará uma conferência de imprensa nesta quarta-feira para apresentar descoberta sobre exoplanetas e o público será capaz de fazer perguntas via twitter. Muitos estão curiosos sobre quais implicações da descoberta a ser apresentada nesta conferência de imprensa. Os exoplanetas são a melhor esperança para encontrar a vida longe da Terra, contudo, a agência espacial não fez menção sobre os detalhes do que será revelado.

A NASA tem servido como um símbolo de maravilha e entusiasmo científico. Desde o pouso na lua até a exploração de nosso sistema solar, tem sido o objetivo final da organização fazer o desconhecido, conhecido. A partir deste momento, uma das incógnitas mais prementes é a existência de vida extraterrestre. Evitando a discussão sem uma base de fato, a NASA já lançou vários projetos de pesquisa baseados em evidências sobre o assunto. Desde a criação de uma colônia marciana  até o mergulho nos mares da Europa – a NASA está trabalhando tentando encontrar respostas .

Uma  “Exoconferência”

A NASA vai realizar uma conferência de imprensa às 15h (horário de Brasília) desta quarta-feira, 22 de fevereiro, para apresentar nova descoberta sobre exoplanetas, que são os planetas que orbitam outras estrelas além do nosso sol.

Os participantes da entrevista incluem Thomas Zurbuchen , administrador associado da Diretoria de Missões Científicas na sede da NASA, Michael Gillon, astrônomo da Universidade de Liège, na Bélgica, Sean Carey, gerente do Spitzer Science Center da NASA na Caltech / IPAC,  Nikole Lewis, astrônomo do Space Telescope Science Institute, e Sara Seager, professora de ciência planetária e física do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Durante a conferência, a NASA receberá perguntas do público e da mídia no twitter através da hashtag  #askNASA . Às 15h (horário de Brasília), após o briefing, a NASA hospedará uma sessão no Reddit AMA (Ask Me Anything) com os cientistas disponíveis para responder a perguntas em inglês e espanhol.

O evento será transmitido ao vivo na NASA TV no momento da conferência.

Onde estão as pesquisas agora?

O primeiro exoplaneta em torno de uma estrela de sequência principal a ser descoberto foi em outubro de 1995 e, desde então, descobrimos 4.696 candidatos, 3.449 exoplanetas confirmados, e destes exoplanetas, 348 foram terrestres. Graças à tecnologia avançada, continuamos a desvendar mais e mais mistérios do universo, e exoplanetas não são exceção.

Referências:

  1. Site da NASA: “NASA to Host News Conference on Discovery Beyond Our Solar System”. Acesso em 21 de fevereiro de 2017;
  2. Site The Independent. “Nasa to host major press conference on ‘discovery beyond our solar system'”. Acesso em 21 de fevereiro de 2017.