Cientistas fazem crescer um membro inteiro no laboratório usando um rato

CiênciaMedicinaCientistas fazem crescer um membro inteiro no laboratório usando um rato

Diógenes Henrique6 de janeiro de 20176 min

Pela primeira vez, os cientistas produziram um membro completo com veias e músculos, em laboratório.

Um membro artificial de rato é um desenvolvimento emocionante para a medicina regenerativa, uma vez que nos traz um passo mais perto de gerar membros humanos plenamente funcionais criados a partir de células do próprio paciente, o que, em teoria, tornaria os transplantes mais bem sucedidos.

Então, como se faz crescer um membro inteiro no laboratório?

Em estudo publicado na revista Biomaterials, pesquisadores do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School delinearam um tipo de ‘receita’.

Eles pegaram um membro de rato morto e o despojou de todas as suas células, deixando uma matriz de veias e tecido nervoso, o qual funcionou como um sistema de apoio para as novas células. Eles então colocaram a matriz em um dispositivo conhecido como biorreator, fazendo com que fossem injetaram novas células na matriz.

Para garantir que o novo membro se desenvolvesse normalmente, os pesquisadores injetaram células vasculares nas principais células progenitoras (células ligeiramente mais avançadas que as células-tronco) da artéria e do músculo nas áreas da matriz marcadas como posições musculares.

Depois de seguir o desenvolvimento do membro produto da bioengenharia por duas semanas, os cientistas descobriram que ele foi capaz de contrair com 80 por cento da força do músculo encontrado em animais recém-nascidos.

o-RAT-LIMB-SUSPENDED-IN-A-BIOREACTOR-570

Bônus: o sistema vascular do membro também funcionava normalmente após ser transplantado para um animal receptor.

Harald Ott, um autor sênior do artigo explicou o significado do membro recentemente gerado dizendo: “Os membros contêm músculos, osso, cartilagem, vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e nervos – cada um dos quais tem de ser reconstruído e requer uma estrutura de suporte específica chamada de matriz. Mostramos que podemos manter a matriz de todos esses tecidos em suas relações naturais uns com os outros, que podemos cultivar toda a construção por períodos prolongados de tempo e que podemos repovoar o sistema vascular e a musculatura.”

Enquanto o resultado de Ott e seus colegas é uma façanha da bioengenharia, os pesquisadores esperam que o mesmo um dia será alcançado com células humanas. Ott ainda acrescentou: “nos próximos passos, estaremos replicando esse nosso sucesso na regeneração muscular com células.

1.  OTT, Harald C. et al. Engineered composite tissue as a bioartificial limb graft; Science Direct, agosto de 2015. Disponível em < http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S014296121500438X > Acesso em: 06/01/2017.

2. OTT, Harald et al. Engineered composite tissue as a bioartificial limb graft. Biomaterials, Volume 61, augusto 2015, Páginas 246-256