USP oferece curso de astrobiologia pelo Coursera

Diógenes Henrique

O curso “Origens da vida no contexto cósmico”, desenvolvido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) e disponibilizado na plataforma online Coursera, aborda questões essenciais sobre as origens da vida no contexto astronômico. Com o objetivo de apresentar os mais recentes avanços científicos na compreensão deste intrigante assunto, o curso tem formato multidisciplinar, buscando compreender melhor os aspectos envolvidos no surgimento de vida na Terra e no possível surgimento de vida em outros planetas.

Como o avanço da tecnologia na última década nos possibilitou a descoberta de inúmeros planetas orbitando outras estrelas da nossa galáxia, os chamados exoplanetas ou planetas extrassolares, hoje sabemos que o universo tem considerável número de planetas potencialmente habitáveis. Essas descobertas deram um novo fôlego à busca da vida em um contexto mais amplo, em um contexto cósmico. Hoje em dia já podemos tentar entender melhor, através da astronomia, se a origem da vida ocorreu antes, durante ou depois da formação de nosso planeta. E o ramo da astronomia que se encarrega desse estudo é a Astrobiologia, que é o estudo da origem, evolução, distribuição, bem com o futuro da vida no cosmos: a origem da vida extraterrestre e da vida na Terra.

A astrobiologia é um “campo interdisciplinar que inclui a busca de ambientes habitáveis no nosso Sistema Solar e planetas habitáveis fora do nosso Sistema Solar, a busca de evidências da química pré-biótica, laboratórios e pesquisas de campo sobre as origens e evolução inicial da vida na Terra, e estudos relacionados ao potencial de vida na Terra e no espaço. A astrobiologia busca abordar questões importantes como: Existe vida fora da Terra? Se sim, como podemos detectá-la?”.

O curso “Origens da vida no contexto cósmico” apresenta um panorama geral sobre as hipóteses relacionadas à origem da vida na Terra, sobre os blocos fundamentais para a formação da vida simples e complexa, sobre a compreensão da vida no contexto cósmico e as estratégias desenvolvidas pela ciência para a busca da vida em outros planetas. A cada semana serão abordados diversos aspectos relacionados ao tema, combinando conceitos chaves de astronomia, tecnologia e a visão de diversos especialistas da área.

Visão geral do curso

O curso tem um formato multidisciplinar e é desenvolvido ao longo de quatro módulos, sendo um módulo por semana:

1º módulo. Nesta primeira semana do curso “Origens da vida no contexto cósmico” os interessados serão guiados pelo fantástico espetáculo da diversidade da vida na Terra. Seria a vida fruto de um ato de criação ou o resultado de transformações químicas? E o nosso sistema solar? Sempre existiu? Sempre foi assim, ou surgiu em um determinado momento, por meio de processos cósmicos que poderíamos observar em outros pontos do universo? Compreenderemos um pouco melhor o que é o nosso universo e as escalas de distância envolvidas na medição dos grandes fenômenos cósmicos, como o nosso sistema solar, as galáxias e aglomerados. Será que podemos medir o tamanho do universo? E sua idade, seria possível sabermos o quão antigo é? Nesta semana o estudante também poderá dar início à sua jornada astrobiológica assistindo os vários vídeos que serão disponibilizados. Em seguida, o artigo “Origens da vida” é um recurso extra muito importante para seu aprofundamento no curso.

2º módulo. Na segunda semana do curso, serão exploradas as teorias e hipóteses da origem da vida. A abiogênese da escola socrática difundida por Aristóteles. A síntese de aminoácidos na Terra primitiva. E ainda, desenvolvimento de experimentos de Urey e Miller e discussões sobre os problemas para a ocorrência dessas reações na Terra primitiva. O estudo dos processos de formação do nosso sistema planetário e dos planetas rochosos e gasosos nos ajudará a entender as principais características do sistema solar hoje em dia e as características na sua origem, e com isso a origem extraplanetária de aminoácidos, que são moléculas orgânicas essenciais à vida como a conhecemos.

3º módulo. Neste módulo, o estudante terá que usar suas habilidade de detetives: buscar pistas que os levam a reconstruir a história da vida na Terra. Será que essas evidências são encontradas com facilidade? Onde estariam? Seria possível estudá-las? Será que a vida na origem era similar a vida tal qual a conhecemos hoje? Talvez as coisas não sejam tão elementares assim, meu caro Watson!

4º módulo. Será que a vida que conhecemos na Terra seria a única forma de vida possível? Será que novos instrumentos de observação e prospecção do espaço poderiam nos dar mais pistas sobre a compreensão da vida em um contexto mais amplo? Exoplanetas, grandes telescópios e a compreensão da vida como um fenômeno cósmico serão os grandes temas desta semana.

Requisitos e formato do curso

Como foi dito, este curso tem um formato de quatro semanas, e é composto por vários vídeos com duração de dez a quinze minutos, conta ainda com textos para aprofundamento dos temas abordados e discussões em grupo no fórum do curso. Não há pré-requisitos, nem conhecimentos prévios, sendo um curso aberto a todos os interessados.

Inscrições

O curso de astrobiologia “Origens da Vida no Contexto Cósmico” é totalmente online e gratuito, desde que sem certificado de conclusão. Caso o estudante tenha interesse no certificado de conclusão do curso, deverá ser paga uma taxa ao site (veja mais informações no link abaixo). Qualquer pessoa pode fazer. Aproveite para expandir a mente, pensar diferente, melhorar sua escrita e argumentação, aumentar o seu conhecimento e até mesmo se divertir.

Para se inscrever, basta acessar o Coursera neste link, se cadastrar no site, se matricular e começar a estudar. Ah! As aulas se iniciam logo no dia 07 de agosto! Boas aulas!

 

 

 

Compartilhar