Morte de coral na Grande Barreira de Coral atinge níveis recorde

Douglas Medeiros

Os turistas que planejam uma visita a partes do norte da grande barreira de corais devem estar preparados para tristes notícias. Em média, dois terços do coral na área da maior parte primitiva ao norte de Port Douglas, Austrália, foram pronunciados mortos por cientistas que examinaram o recife. É a maior morte de coral já registrada na história da Grande Barreira de Corais, segundo pesquisadores do Centro de Excelência ARC para Estudos de Recifes de Coral da Universidade James Cook, em Townsville, Austrália.

ticker-coral-map-free-REV2
As áreas da Grande Barreira de Corais que estão sombreadas em vermelho sofreram alguns dos maiores níveis de mortes de coral. Esta é também a região que tem sido a menos tocada pelas atividades humanas.


As temperaturas da água fora da Austrália subiram para níveis perigosos para os corais a partir de 2014, como resultado do aquecimento global e do El Niño. Em resposta, os corais começaram a expulsar as algas simbióticas que lhes fornecem alimentos, causando o que é conhecido como branqueamento. Em março, no auge do evento de clareamento, os cientistas começaram a monitorar dezenas de recifes em toda a Grande Barreira de Corais através de levantamentos subaquáticos e aéreos. Eles encontraram grandes perdas em partes do recife do norte, mas muito menos danos em outros lugares.
“Foi muito mais quente do que o habitual no norte e não tão quente no sul”, observa Andrew Baird, um dos pesquisadores do Centro ARC por trás das novas descobertas.

Apenas cerca de um quarto dos corais dos recifes do norte, encontrados mais longe, morreram. Lá, os corais podem ter sido auxiliados pela ressurgência de águas mais frias das profundezas do Mar de Coral. E ao sul de Port Douglas, muitos corais que sofreram branqueamento parecem ter se recuperado, recuperando seus ajudantes de algas – e suas cores brilhantes. A cobertura da nuvem e o vento de um ciclone que passou sobre esta seção do recife em março podem ter diminuído as temperaturas lá, Baird diz.

As áreas da Grande Barreira de Corais que estão sombreadas em vermelho sofreram alguns dos maiores níveis de mortes de coral. Esta é também a região que tem sido a menos tocada pelas atividades humanas.

Muitos peixes dependem de recifes de coral para alimento e abrigo, observa Baird, e provavelmente estarão em declínio em recifes onde grande parte do coral morreu. Mas há boas notícias, também, ele diz: Os recifes do sul devem ser capazes de fornecer corais jovens para ajudar com a recuperação no norte. E Baird ouviu dos colegas que muitos corais juvenis sobreviveram ao evento de branqueamento e que, segundo ele, “é também uma fonte potencial de recuperação”.

Artigo traduzido e adaptado da Science News.

Compartilhar