Neil deGrasse Tyson acha que qualquer pessoa inteligente deveria ler estes livros
 

LiteraturaOpiniãoPensadoresNeil deGrasse Tyson acha que qualquer pessoa inteligente deveria ler estes livros

Élisson Amboni25 de agosto de 201627 min

Um dos divulgadores científicos mais populares da atualidade, Neil deGrasse Tyson, respondeu a um tópico no Reddit há 4 anos, perguntando ao mesmo sobre os livros que as pessoas mais inteligentes deveriam ler, com o título Which books should be read by every single intelligent person on planet? (Quais livros deveria ser lido pelas pessoas mais inteligentes do planeta?).

Neil, sem hesitar, fez uma lista com os 8 melhores livros, segundo sua análise.

Abaixo você pode ver a lista com as descrições adaptadas do próprio Neil deGrasse Tyson.

1. A Bíblia

Pode parecer estranho um cientista renomado citar a Bíblia como o primeiro livro que as pessoas inteligentes deveriam ler. Contudo, Tyson afirma que é preciso lê-la para “aprender que é mais fácil pensar e acreditar no que os outros falam do que pensar por você mesmo”. Baixar no Domínio Público, em português.

2. O Sistema do Mundo – Isaac Newton

A terceira parte do principal trabalho de Newton, intitulado “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”, o capítulo “O Sistema do Mundo” traz uma abordagem matemática aos problemas do mundo, tais como o movimento dos planetas e das marés. É preciso lê-lo para “aprender que o universo é um lugar de conhecimento”, disse o astrofísico. Baixar no Archive.org, em inglês.

3. A Origem das Espécies – Charles Darwin

“Para aprender a nossa consanguinidade com todas as outras formas de vida na Terra” é preciso entender o evolucionismo proposto pelo naturalista britânico Charles Darwin. Baixar no Domínio Público, em espanhol.

4. A Viagem de Gulliver – Jonathan Swift

O clássico da literatura inglesa, recheado com sarcasmo, permite compreender que, de acordo com Neil deGrasse Tyson, “na maioria das vezes, os humanos são Yahoos [criaturas humanoides, citadas na obra, que agem a partir de instintos primitivos]. Baixar no Domínio Público, em português.

5. A Era da Razão – Thomas Paine

A obra, muito conhecida no meio ateísta, vai contra as doutrinas cristãs e promove o livre pensar. Assim, Tyson a considera importante pois “ensina como o poder do pensamento racional é o principal meio para a liberdade no mundo”. Baixar no Gutemberg.org, em inglês.

6. A Riqueza das Nações – Adam Smith

A obra mais famosa de Adam Smith traz teorias sobre o funcionamento das sociedades comerciais e reflexões sobre a divisão do trabalho e a acumulação do capital. Segundo Tyson, esta leitura permite entender “que o capitalismo é uma economia de ganância, uma força da natureza contra ela mesma”. Baixar no Domínio Público, em inglês.

7. A Arte da Guerra – Sun Tzu

A estratégia militar chinesa é hoje muito utilizada dentro da administração e dos negócios. No entanto, para o astrofísico, a obra nada mais faz do que “elevar ao estado da arte o ato de matar humanos”. Baixar no Domínio Público, em espanhol.

8. O Príncipe – Maquiavel

Clássico da filosofia, Tyson teria aprendido em “O Príncipe” que “as pessoas que não estão no poder vão fazer tudo o que podem para alcancá-lo e que as pessoas que estão no poder vão fazer tudo o que podem para lá ficarem”. Baixar no Domínio Público, em português.