Animais da Amazônia: conheça as principais espécies

Adriana Tinoco
Animais da Amazônia: Gato Maracajá, felino que vive na Floresta Amazônica. Imagem: Wikipedia

A Floresta amazônica, que cobre 6.700.000 km² de território, abrangendo os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima no Brasil, além de porções menores de Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. As número de espécies de animais da Amazônia também é vasto. O bioma é reconhecida como a maior floresta tropical do mundo, dona de uma grande  biodiversidade, com cerca de 45 mil espécies de plantas e animais.

De acordo com estudiosos, podem existir mais de 30 milhões de espécies na Amazônia, incluindo: mamíferos, répteis, insetos, aves e anfíbios. A floresta é tão vasta que detém cerca de 20% de toda a diversidade da fauna do planeta, incluindo muitas espécies ameaçadas de extinção e também que existem exclusivamente no bioma amazônico. Aliás, a diversidade biológica local é tão impressionante que ainda há  espécies que ainda não foram identificadas.

Quantas espécies de animais existem na Amazônia?

Levando-se em consideração a enorme dimensão da floresta Amazônia, catalogar e quantificar as espécies de toda a região não é uma tarefa fácil. A Amazônia é o maior e mais rico bioma brasileiro, abrigando mais de 73% das espécies de mamíferos e 80% das de aves existentes no território nacional. No entanto, como dito anteriormente, muitas espécies amazônicas não foram documentadas e, portanto, não há uma contagem total de espécies e novas podem ser  inventariadas.

Além da enorme quantidade de espécies habitando a floresta, há ainda a questão de que  o bioma se estende por diversos países, o que dificulta a catalogação. No Brasil, tem-se conhecimento de pelo menos 311 mamíferos, 1.300 aves, 273 répteis, 232 anfíbios e 1800 peixes.

Nos rios amazônicos podem ser encontrados mamíferos como o boto cor-de-rosa, o peixe-boi da Amazônia, ariranhas e lontras. Há também uma grande diversidade de peixes, como pirarucu e  piranha. Na floresta, há onças pintadas, tamanduás, e  primatas, como macacos-prego, macacos-aranha e macacos-barrigudos. Os répteis também são abundantes na Amazônia, com várias espécies de jacarés, tartarugas, lagartos e serpentes, incluindo a famosa sucuri, também conhecida como anaconda, que até filme já ganhou. Além disso, há muitos anfíbios nas águas amazônicas, como sapos, rãs e pererecas, de diversos tamanhos e cores. No ar, pode-se encontrar uma grande variedade de aves, como tucanos, periquitos e araras-vermelhas.

Todavia, o grupo de animais com o maior número de espécies diferentes presente na floresta amazônica é o grupo dos artrópodes, que inclui insetos, aracnídeos e crustáceos. Estima-se que sejam 2,5 milhões de espécies no bioma. Trata-se de uma infinidade de besouros, borboletas, mariposas, formigas, aranhas, moscas, abelhas, vespas, entre outras espécies. Vamos conferir melhor as espécies amazônicas a seguir.

Animais Invertebrados da Amazônia

Os números de espécies de invertebrados habitando a floresta amazônica é impressionante. São entre 90 a 120 mil espécies de insetos, o que significa 10% da diversidade mundial. Dentre estas, 218 são espécies de mosquitos. Além disso, há cerca de 600 espécies de abelhas nativas do bioma, conhecidas como abelhas sem ferrão ou abelhas indígenas;

Também na Amazônia encontram-se cerca de 2.200 espécies de borboletas e mais de 1.000 espécies de formigas.

Espécies endêmicas da Amazônia

São chamadas de endêmicas, as espécies que existem exclusivamente em um determinado ecossistema. A Amazônia abriga várias espécies de animais que não são encontradas em outras regiões do Brasil ou mesmo do planeta.

É o caso de espécies como os pássaros choca-de-garganta-preta e o barranqueiro-escuro. Por isso, a conservação dessas espécies é de extrema importância, já que não podem ser encontradas em outros lugares.

aves da Amazônia
Animais da Amazônia: Choca-de-garganta-preta é uma ave endêmica da Amazônia. Imagem: Bruno Rennó/eBird

Animais da Floresta Amazônica

Veja mais alguns detalhes sobre a fauna da Amazônia

Anfíbios

A Floresta Amazônica, por ser uma floresta tropical, apresenta como uma de suas principais características o clima úmido, que favorece a ocorrência de anfíbios, pois uma das fases do seu ciclo de vida ocorre na água.

Os sapos, rãs e pererecas são os anfíbios mais abundantes da Amazônia, onde habitam mais de 427 espécies. E muitas outras espécies ainda podem ser descobertas. Para se ter uma ideia, 32 novas espécies de anfíbios foram catalogadas na Amazônia entre 2014 e 2015.

Répteis

Na Amazônia são conhecidas cerca de 315 espécies de répteis, uma riqueza e variedade muito mais vasta que outros biomas brasileiros. A caça predatória é uma grande ameaça aos répteis da região, cuja carne é considerada iguaria.

Aves

As aves são um dos grupos mais estudados da Amazônia. Já foram inventariados cerca de 1.000 espécies,o que corresponde a cerca de 16% do total das espécies de aves do planeta. As aves também são grandes vítimas da caça predatória, devido a grande diversidade de plumagens.

Mamíferos

Acredita-se que existam cerca de 420 espécies de mamíferos na Amazônia. Porém, esse número pode ser maior, com muitas espécies a serem conhecidas. Entre 2014 e 2015, por exemplo, foram registradas as descobertas de 20 novas espécies. Uma dessas espécies se destaca por seu grande porte: trata-se do boto-do-araguaia.

anfíbios da Amazônia
Animais da Amazônia: Sucuri. Imagem: Patrick Jean/Wikipédia

Animais do Rio Amazonas

Peixes

Das 24 mil espécies de peixes de água doce ou salgadas conhecidas no mundo, cerca de 3 mil são encontradas na floresta amazônica. O peixe é a base da alimentação de muitas comunidades da região, que realizam a pesca de subsistência. No entanto, a pesca predatória ameaça muitas espécies em extinção.

Outros animais da Amazônia

No Rio Amazonas não há apenas peixes. Pelas águas amazônicas nadam mamíferos, como o Peixe-Boi, ariranha, lontra, e o boto cor-de-rosa; répteis, como a tartaruga gigante e o Jacaré-Açu; anfíbios como o Sapo-cururu e aves aquáticas, como o Martim-pescador-verde e a Marreca-ananaí.

Animais símbolo da amazônia

Alguns animais da Amazônia são famosos e sua existência está ligada à floresta. Alguns deles desempenham um papel importante na dispersão de sementes e na reciclagem de nutrientes de volta ao solo.

Onça-pintada

animais da amazônia: onça-pintada

A onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo, depois do tigre e do leão, e é o maior e mais poderoso felino do Hemisfério Ocidental. Além da Amazônia, no Brasil ela é encontrada também na Caatinga e Mata Atlântica.

Esses felinos são caçadores principalmente noturnos que usam suas garras afiadas e mandíbulas poderosas para matar presas até três vezes seu tamanho. Embora estejam bem dispersas no Brasil, a perda de habitat e a caça reduziram drasticamente seus números nos últimos anos.

Bicho-preguiça

animais da amazônia: bicho-preguiça

O mamífero vive na habita desde a América Central e na América do Sul. A Preguiça é um animal solitário, que se alimenta principalmente de folhas e possui metabolismo lento.

Sucuri

A sucuri, ou Anaconda,  é a maior espécie de cobra do bioma amazônico, podendo chegar a até 8 metros de comprimento. As sucuris são cobras com hábitos aquáticos e, por isso,  têm corpos adaptados para esses ambientes.

Harpia

A harpia vive nas florestas da América Central e América do Sul. Trata-se da maior ave de rapina das Américas, podendo passar dos 2 metros de envergadura de asa (o tamanho de uma ponta a outra da asa) e pesar até 9 quilos.

Boto cor-de-rosa

O golfinho habita o rio Amazonas, mas, além do Brasil, também é encontrado nos rios da Colômbia, do Equador, do Peru, da Venezuela e da Bolívia. O boto cor-de-rosa pode chegar até 2,55 metros de comprimento, pesando até 207 kg.

Piranha-vermelha

As piranhas-vermelhas são uma espécie carnívora de água doce que habita as bacias amazônicas. Estes peixes em forma de torpedo podem crescer até 33 cm e pesar até 3,5 kg. Eles têm uma tonalidade avermelhada, que lhes dá o nome, e são conhecidos por seus dentes afiados e mandíbulas poderosas.

As piranhas são nadadoras habilidosas e podem viajar até 19 km/h. Embora sejam encontradas principalmente em habitats de água doce, elas também podem tolerar água salgada por curtos períodos.

Peixe-boi-da-Amazônia

Os peixes-boi são mamíferos aquáticos, conhecidos como sirênios. O grupo ganhou esse nome por conta de seu “canto”, associado por navegadores ao mito das sereias.

Os peixes-boi são gigantes gentis que pastam em plantas aquáticas. Eles têm um metabolismo lento e podem viver até 60 anos em cativeiro. Essas criaturas estão ameaçadas desde a década de 1970 devido à caça e à perda de habitat.

Pirarucu

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do planeta, chegando a 3 metros de comprimento e pesando 200 kg. O pirarucu é um alvo popular para os pescadores esportivos, pois é conhecido por resistir bem quando fisgado. É também um importante peixe para a alimentação da população local na região amazônica.

Anta

A anta é considerada o maior mamífero da América do Sul e pode ser encontrada em todo o Brasil. A anta é ótima nadadora e costuma mergulhar quando se sente ameaçada. O animal tímido durante o dia e ativo à noite. É uma criatura solitária que passa a maioria do tempo sozinha. A anta é uma parte importante do ecossistema amazônico e ajuda a manter o chão da floresta limpo comendo folhas e frutas.

Animais da amazônia em risco de extinção

Atualmente, diversos animais que habitam a Floresta Amazônica estão ameaçados de extinção. São mais de 10 mil espécies correndo risco de desaparecer, de acordo com relatório produzido pelo Painel Científico para a Amazônia, que reúne pesquisas de 200 cientistas de várias partes do mundo sobre o bioma.

As principais causas para a ameaça de extinção dessas espécies são: desmatamento, caça e pesca predatória; poluição do ar, água e solo, tráfico de animais, destruição de habitats, desequilíbrio ambiental e alterações climáticas.

animais da Amazônia
Animais da Amazônia: Ararajuba está ameaçada de extinção. Imagem: Wikipedia

A lista de animais em risco de extinção vem aumentando, causando impacto negativo não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo, já que trata-se de um bioma importantíssimo, com variadas espécies, algumas encontradas apenas na Amazônia. Essas são algumas das espécies ameaçadas:

• Gato-maracajá: o felino é nativo da América Central e da América do Sul e vive em outras regiões do Brasil, além da Floresta Amazônica, ainda assim, é classificado como vulnerável
  • Peixe-Boi da Amazônia: o mamífero aquático habita rios e lagos amazônicos e  desempenha um importante papel em seu habitat, afinal sua alimentação é baseada em plantas que ficam na superfície dos rios, ou seja, ao se alimentar, ele impede que elas se proliferam e diminuam a intensidade dos raios solares na água.
  • Ararajuba: a ave, também conhecida como guaruba é endêmica do Brasil, vivendo principalmente no sudeste da Amazônia.
  • Gavião real: a espécie de águia é poderosa, caçando diferentes animais, entre outras aves e até macacos.
  • Ariranha: espécie de lontra gigante, também conhecida como onça-d’água.
  • Onça-Pintada: o  crescimento urbano é um dos fatores que contribui para o risco de extinção dessa espécie, já que reduz seu habitat e também suas fontes de alimento
  • Macaco-aranha: espécie de primata que não é endêmica do Brasil, mas se tornou residente nos estados do Amazonas e Roraima.
  • Macaco-prego: a espécie de primata habita os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. De acordo com pesquisadores, houve uma diminuição de mais de 30% na espécie.
  • Tamanduá-bandeira: a espécie também não é endêmica do Brasil, mas pode ser encontrada em todos os biomas brasileiros.
  • Gato-do-mato: outra espécie que sofre com a fragmentação de seu habitat.
  • Boto-cor-de-rosa: a famosa espécie de golfinho também está ameaçada, principalmente por conta da construção de hidrelétricas.
  • Anta: o mamífero que pode pesar até 300 kg, sofre com a caça, já que sua carne e pele são bastante valorizadas.

Lista atualizada de plantas e animais da Amazônia ameaçados de extinção.