Descoberta conexão entre o Apêndice e o início da doença de Parkinson

SoCientífica

O estudo descobriu que as pessoas que tiveram a pequena protuberância de tecido removida tinham até 25% menos probabilidade de desenvolver a doença de Parkinson, dependendo de onde viviam.

Não só isso, mas aglomerados de proteínas previamente associados com a doença foram descobertos no apêndice e em outras partes do sistema digestivo, acrescentando evidências existentes ligando o intestino a doenças cerebrais.

Neurocientistas de órgãos de pesquisa em todo o mundo combinaram detalhes da Iniciativa de Marcadores de Progressão de Parkinson com registros no Registro Nacional de Pacientes em todo o país para procurar uma relação entre a doença neurodegenerativa e apendicectomias.

A comparação não foi uma simples facada no escuro – há um crescente número de evidências sugerindo que para muitas pessoas, a doença de Parkinson começa abaixo no intestino e sobe pelo nervo vago até o cérebro.

Isso pode não ser tão surpreendente como primeiro pensamento, dado que um sintoma precoce da condição é a constipação. Agrupamentos anormais de uma proteína chamada alfa-sinucleína associada à doença também foram detectados em tratos gastrointestinais .

Uma vez que a proteína se acumula como uma reação imune a toxinas e bactérias, e acredita-se que o beco sem saída intestinal chamado apêndice vermiforme tenha um papel a desempenhar como um abrigo antibombas para a microflora intestinal, é um lugar óbvio para cavar um conexão.

“Apesar de ter uma reputação praticamente desnecessária, o apêndice realmente desempenha um papel importante em nosso sistema imunológico, regulando a composição de nossas bactérias intestinais e agora, como demonstrado pelo nosso trabalho, na doença de Parkinson”, disse Viviane Labrie, do Instituto de Pesquisa em Michigan, ao The Guardian .

O Parkinson é uma doença de ação lenta. Leva anos para as células cerebrais produtoras de dopamina se degradarem até o ponto em que o corpo experimenta tremores, rigidez muscular e perda de vários movimentos automáticos.

Essa morte lenta das células cerebrais parece estar relacionada com a forma como a alfa-sinucleína se dobra e aglomera em algumas pessoas, o que, até certo ponto, é atribuído a mutações no gene responsável pela construção da proteína.

Mas décadas de pesquisa sugerem que é preciso haver mais nesse acúmulo do que apenas genes, com interações entre o cérebro e o intestino cada vez mais suspeitos.

O ritmo lento do início de Parkinson é, sem dúvida, preferível aos que correm risco, mas para os pesquisadores isso torna o estudo um pouco mais difícil.

Fazendo uso de um registro de pacientes de longo prazo, a equipe pode voltar décadas para ver quem teve seu apêndice removido e ver se eles receberam desde então o diagnóstico de Parkinson.

Uma comparação de números nesses dois bancos de dados confirmou que algo estranho está acontecendo.

Mais de meio milhão de pacientes no registro receberam apendicectomias devido à suspeita de inflamação ou infecção, enquanto cerca de 2.200 dos 1,7 milhões de pacientes foram diagnosticados com a doença de Parkinson.

A sobreposição foi reveladora, com apenas 1,6 diagnósticos por 100.000 pessoas sendo encontrados naqueles sem um apêndice. Entre aqueles que ainda tinham seu apêndice intacto, a taxa ficou mais próxima de 2,0 por 100.000.

O salto de 20 por cento é significativo, mas isso não deve significar que tirar o seu apêndice o fará imune à doença de Parkinson.

Acrescenta-se ainda outro elemento ao mistério, ajudando os pesquisadores a entender melhor por que as formas mutantes da alfa-sinucleína se acumulam e matam as células cerebrais.

Comparações baseadas no fato de os pacientes viverem em áreas urbanas ou rurais também descobriram que pessoas do campo que tiveram seu apêndice removido tiveram uma probabilidade 25% menor de desenvolver a doença. Isso contribui para pesquisas anteriores mostrando as ligações entre a exposição a pesticidas e a doença de Parkinson .

Pesquisas futuras poderiam nos dizer exatamente como uma resposta imune no intestino desencadeia aglomerados de proteínas no cérebro e potencialmente ajudam a retardar ou mesmo prevenir o aparecimento de uma doença. [ScienceAlert]

Esta pesquisa foi publicada na revista Science Translational Medicine.