Colossal radiotelescópio está sendo construído no sertão do Brasil

Apesar da crise, o governo brasileiro aprovou, em 2016, uma verba de
R$ 10,5 milhões para o projeto.

1051 0

No fim de 2019, o Brasil terá um radiotelescópio no meio do sertão da Paraíba. Esse aparelho trabalha para investigar zonas espaciais inacessíveis aos telescópios ópticos, e serve para detectar e analisar as emissões radioelétricas emitidas de fontes cósmicas de rádio.

Essa construção está dentro do projeto Bingo, sigla para Observação de Gás Neutro das Oscilações Acústicas Bariônicas, que estuda as ondas eletromagnéticas. Ele trabalha em um comprimento de ondas que corresponde às de rádio.

Para o professor Elcio Abdalla, do Instituto de Física da USP em São Paulo, “a ciência é sempre uma via de dois caminhos, um é o ato de entender o Universo e o outro o aspecto tecnológico, que é o ato de desenvolver produtos que possam ajudar no desenvolvimento industrial”.

Em entrevista à Rádio USP, o professor Abdalla explicou que o nível de matéria escura estudada corresponde a apenas 25% do Universo. Mesmo ainda sendo uma visão ambiciosa, o estudo procura desvendar o que são os outros 70% de uma energia escura presente no espaço.

Matéria do Jornal da USP.

Leituras para se informar mais sobre o empreendimento: Galileu e UOL

Gosta do nosso trabalho?

Auxilie-nos no pagamento dos livros, da hospedagem e dos demais gastos que temos com a Sociedade Científica, ao mesmo tempo que você se torna nosso padrinho ou nossa madrinha doando uma quantia mensal a partir de R$ 3!