Presidenciáveis vão debater ciência em sabatina de pesquisadores e divulgadores científicos

Dia 29 de julho você vai saber quais são as propostas do seu candidato para a ciência. Marque essa data! A sabatina de pré-candidatos a presidente sobre Ciência será em São Paulo neste domingo e irá ser transmitido ao vivo pela internet.

Neste domingo (29), cientistas e divulgadores científicos vão sabatinar os pré-candidatos à Presidência da República. Em pauta, um único tema: ciência. O Conhecer – Eleições 2018 tem o objetivo de discutir a importância estrutural da área no desenvolvimento do País. O debate começa às 10h. Mais de 3,5 mil pessoas já confirmaram presença no evento.

Já estão confirmados os seguintes pré-candidatos: Paulo Rabello (PSC), às 10h; Aldo Rebelo (Solidariedade), às 11h; Walter Neves, representante do João Vicente Goulart (PPL), às 12h; Fernando Haddad (PT), às 14h; e Ciro Gomes, às 18h.

Todos os outros presidenciáveis foram convidados e estão estudando agenda para definir se irão ou enviarão representante de Ciência de seu programa de governo.

Aline Ghilardi, mais conhecida pelo canal Colecionador de Ossos no Youtube, é doutora em paleontóloga e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também será uma das entrevistadoras do Conhecer Eleições Presidenciais.

Idealizador do projeto, o divulgador científico Leonardo Carvalheira explica que a ideia surgiu da necessidade de “fazer transbordar das redes sociais” os debates sobre ciência. Pondera que “temos muita força de engajamento que, historicamente, não foi bem direcionada no País”.

No vídeo a seguir, o pesquisador Hugo Fernandes-Ferreira, pesquisador da Universidade Estadual do Ceará e divulgador científico, fala do evento em que candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018 estarão frente a frente com cientistas e divulgadores de ciência brasileiros para responder às perguntas deles.

Candidatos à presidência estarão frente a frente com cientistas para debate

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA ESTARÃO FRENTE A FRENTE COM CIENTISTAS PARA DEBATEOs precidenciáveis estarão frente a frente com cientistas para debater a Ciência no Brasil. Dia 29 de julho!A sabatina contará com mediadores, divulgadores científicos e pesquisadores renomados e será transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook, via Dispersciencia, Science Vlogs Brasil e HuffPost Brasil.Compartilhe esse vídeo para que seus familiares e amigos entendam o que estão fazendo com a Ciência brasileira e porque eles são os maiores atingidos por isso. Mudar a Ciência brasileira é um passo obrigatório para mudar o Brasil.

Publicado por Sociedade Científica em Segunda, 23 de julho de 2018

“Como divulgar nosso papel é conectar toda a sociedade com o ambiente científico, e como estamos sofrendo cortes desde 2013, pensamos que o ano de eleições presidenciais seria excelente e simbólico para engajar os pesquisadores na política”, diz.

Em artigo publicado no HuffPost Brasil, Ferreira-Fernandes, que faz parte da organização do evento, mostra que a ciência está mais próxima da realidade do que parece. Ele cita como exemplo o movimento anti-vacina, que tem causado danos à área e à saúde dos brasileiros.

Em relação ao poder público, o biólogo destaca os cortes orçamentários que tem impedido avanços.

“Estamos em um mundo cada vez mais dependente de tecnologia em todos os setores da sociedade. Se investimos pouco para produzir, vendemos menos e ainda gastamos mais para importar produtos cada vez mais avançados. Mesmo o perfil agrário que nos caracteriza há mais de 500 anos também é fortemente dependente de Ciência e Tecnologia. Lucros poderiam ser muito maiores e os impactos socioambientais muito menores, se houvesse bons investimentos para isso”, ressalta.

Pirula é graduado em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003), mestre e doutor em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP) e criador e apresentador do Canal do Pirula no Youtube.

Na avaliação dele, “os candidatos à Presidência do Brasil que não estiverem prontos para discutir e apresentar boas propostas nessa pasta, certamente não estarão aptos a assumir a missão de retomar o crescimento econômico e social de que o país tanto precisa”.

A sabatina

Entre os debatedores estão os youtubers Rafael Procópio, do canal Matemática com Procopio/Matemática Rio, e Pirula, do Canal Do Pirula. Pesquisadores como Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-tronco da USP – Universidade de São Paulo, e o antropólogo Walter Neves, da USP, também confirmaram presença.

A sabatina será transmitida em tempo real, com cobertura especial em todas as redes sociais do HuffPost Brasil, parceiro oficial do evento. Também será possível acompanhar pelo YouTube no canal ScienceVlogs Brasil e na página de Facebook do Dispersciência.

Não esqueça, agende aí o Conhecer – Eleições Presidenciais 2018:

– Data: 29 de julho;

– Transmissão: Science Vlogs Brasil (Youtube), Dispersciencia (Facebook) e HuffPost Brasil.

Fonte: HuffPost Brasil

Gosta do nosso trabalho?

Auxilie-nos no pagamento dos livros, da hospedagem e dos demais gastos que temos com a Sociedade Científica, ao mesmo tempo que você se torna nosso padrinho ou nossa madrinha doando uma quantia mensal a partir de R$ 3!