2657 0

A NASA anunciou que planeja lançar um minúsculo helicóptero autônomo de quatro quilos, juntamente com a missão rover 2020. E se você acha que isso soa legal, bem: você está certo. O drone experimental, do tamanho...

O drone experimental, do tamanho de uma bola de softball, seria o primeiro veículo aéreo a sobrevoar a atmosfera de Marte, exceto pelos landers que entregaram outros veículos terrestres. (Pelo menos o primeiro veículo que conhecemos.)

A fim de projetar um veículo voador que realmente funcionaria em outro planeta, os cientistas da NASA enfrentaram uma série de desafios. Por exemplo: a atmosfera particularmente fraca do Planeta Vermelho e o atraso de comunicação entre o controle de solo aqui na Terra e o rover.

Viajando na velocidade da luz, ainda levará vários minutos para que quaisquer comandos enviados da Terra cheguem ao helicóptero, de modo que o rover voador terá que ser pelo menos parcialmente autônomo, já que fornece aos cientistas e outros veículos autônomos a primeira visão panorâmica do planeta.

Além disso, a atmosfera marciana é praticamente inexistente. A pressão do ar na superfície do planeta é menor do que na altitude máxima de um helicóptero quando voando na Terra.

Para decolar, o minúsculo robô voador precisa girar suas duas lâminas dez vezes mais rápido – 3.000 vezes por minuto – do que na Terra, carregando baterias e outros equipamentos fabricados para serem tão leves quanto possível.

Quando o rover chegar a Marte em fevereiro de 2021, ele realizará missões de reconhecimento para procurar as zonas de pouso ideais na superfície, bem como verificar o planeta em busca de sinais de vida, perigos que possam ser importantes para os futuros astronautas que irão se aventurar em Marte.

Ele também ajudará na pesquisa geológica em andamento atualmente por rovers baseados na terra (ou seja, os famosos Curiosity e Opportunity).

A NASA está fazendo uma grande aposta neste helicóptero para funcionar suavemente. Uma vez lá fora, ele irá tentar alguns vôos de teste, o primeiro durará apenas trinta segundos, antes de aumentar a escala de suas missões.

Mas se esse esforço realmente “decolar, isso poderia acrescentar uma nova dimensão valiosa e reveladora às missões de exploração espacial no futuro.

Este artigo foi originalmente publicado pelo Futurismo. Leia o artigo original em inglês.