Hubble comemora 28 anos com uma “viagem” pela Nebulosa da Lagoa

775 0

Esta nuvem colorida de gás interestelar brilhante é apenas uma pequena parte da Nebulosa da Lagoa, um vasto berçário estelar. Esta nebulosa é uma região cheia de intensa atividade, com ventos ferozes de estrelas quentes, chaminés giratórias de gás e formação de estrelas enérgicas, tudo encaixado em um nebuloso labirinto de gás e poeira. O Hubble usou tanto seus instrumentos ópticos quanto os infravermelhos para estudar a nebulosa, que foi escolhida para ser observada durante a celebração do 28º aniversário do Hubble.

Desde o seu lançamento em 24 de abril de 1990, o Telescópio Espacial Hubble da NASA e da ESA, a Agência Espacial Europeia, revolucionou quase todas as áreas da astronomia observacional. Ele ofereceu uma nova visão do Universo e não só alcançou como superou todas as expectativas por 28 extraordinários anos.

Para celebrar o legado do Hubble e a longa parceria internacional que torna isso possível, todos os anos a ESA e a NASA celebram o aniversário do telescópio com uma nova imagem espetacular. A imagem de aniversário deste ano apresenta um objeto que já foi observado várias vezes no passado: a Nebulosa da Lagoa.

A Nebulosa da Lagoa é um objeto colossal de 55 anos-luz de largura e 20 anos-luz de altura. Mesmo estando a cerca de 4.000 anos-luz de distância da Terra, é três vezes maior no céu do que a Lua cheia. É até visível a olho nu em céus claros e escuros. Como é relativamente grande no céu noturno, o Hubble só consegue capturar uma pequena fração da nebulosa total. Esta imagem tem apenas cerca de quatro anos-luz de diâmetro, mas mostra detalhes impressionantes.

Para celebrar o seu 28º aniversário no espaço, o Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA tirou esta incrível e colorida imagem da Nebulosa da Lagoa. A nebulosa inteira, a cerca de 4.000 anos-luz de distância, tem incríveis 55 anos-luz de largura e 20 anos-luz de altura. Esta imagem mostra apenas uma pequena parte desta turbulenta região de formação de estrelas, com cerca de quatro anos-luz de diâmetro. Esta impressionante nebulosa foi catalogada pela primeira vez em 1654 pelo astrônomo italiano Giovanni Battista Hodierna, que procurava registrar objetos nebulosos no céu noturno para que não fossem confundidos com cometas. Desde as observações de Hodierna, a Nebulosa da Lagoa foi fotografada e analisada por muitos telescópios e astrônomos de todo o mundo. As observações foram feitas pela Wide Field Camera 3 do Hubble entre 12 de fevereiro e 18 de fevereiro de 2018. (Crédito da imagem: NASA, ESA, STScI)

A inspiração para o nome desta nebulosa pode não ser imediatamente óbvia nesta imagem. Isso se torna mais claro somente em uma visão campo mais ampla, quando a ampla faixa de poeira em forma de lagoa que atravessa o gás brilhante da nebulosa pode ser descoberta. Esta nova imagem, no entanto, descreve uma cena no coração da nebulosa.

Como muitos berçários estelares, a nebulosa possui muitas estrelas grandes e quentes. Sua radiação ultravioleta ioniza o gás circundante, fazendo-o brilhar intensamente e esculpindo-o em formas fantasmagóricas e de outros mundos.

A estrela brilhante incrustada nas nuvens escuras no centro da imagem é a Herschel 36. Sua radiação esculpe a nuvem circundante, soprando parte do gás, criando densas regiões e outras menos densas.
Entre as esculturas criadas por Herschel 36 estão dois tornados interestelares — estranhas estruturas semelhantes a cordas, cada uma medindo metade de um ano-luz de comprimento. Estas características são bastante semelhantes aos seus homônimos na Terra — pensa-se que eles ​​evoluem para as características formas semelhantes a funil devida a diferenças de temperatura entre as superfícies quentes e interiores frios das nuvens. Em algum momento no futuro, essas nuvens entrarão em colapso sob seu próprio peso e darão origem a uma nova geração de estrelas.

O Telescópio Espacial Hubble observou a Nebulosa da Lagoa não apenas na luz visível, mas também nos comprimentos de onda infravermelhos. Enquanto as observações na óptica visível permitem que os astrônomos estudem o gás em detalhes, a luz infravermelha corta as manchas obscuras de poeira e gás, revelando as estruturas mais intricadas por baixo e as estrelas jovens escondidas dentro dela. Somente combinando dados ópticos e infravermelhos os astrônomos podem pintar um quadro completo dos processos em andamento na nebulosa.

Fonte: Hubble Space Telescope