Como os seres humanos reagiriam se descobríssemos vida alienígena? Este estudo acabou de ser publicado (e nos surpreendeu)

3665

Embora muitos tenham especulado que os humanos responderiam negativamente à descoberta de vida alienígena, temos muito pouca pesquisa científica sobre o assunto. De acordo com um novo estudo, no entanto, as pessoas nos Estados Unidos provavelmente teriam uma reação positiva a essas notícias quando e se ocorrerem.

Se a ficção científica servir como referência, os seres humanos vão absolutamente pirar quando nos encontrarmos com extraterrestres – estamos falando de pandemônio, nada menos que uma completa histeria. De filmes como Independence Day a Alien, o ser humano médio em um filme não aceita bem conhecer nossos vizinhos alienígenas recentemente descobertos, que, para sermos justos, costumam ameaçar com eliminação generalizada dos humanos de alguma forma.

Mas se você conversar com uma pessoa comum, você pode ter uma imagem diferente de como uma reação a um primeiro contato poderia parecer. A maioria das pessoas não fica tão alarmada. Na verdade, elas são bastante otimistas sobre o que encontrar extraterrestres poderia significar. A maioria de nós ficaria como as crianças em E.T., em vez dos adultos aterrorizados: uma reação que é menos hostilidade reativa e mais curiosidade pacífica.

Um novo estudo sugere que, no caso de um encontro extraterrestre, os tumultos e os saques seriam minimizados: os humanos, na verdade, reagiriam positivamente às notícias.

Michael Varnum, professor assistente de psicologia da Universidade Estadual do Arizona, examinou várias abordagens diferentes em seu estudo, que ele apresentou durante uma conferência de imprensa na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) em Austin, no Texas.

Para a primeira parte, Varnum e sua equipe usaram um programa de computador para analisar a linguagem usada em matérias jornalísticas sobre descobertas que indicavam a possibilidade de vida alienígena. O programa centrou-se no timbre emocional dos artigos e descobriu que a cobertura da mídia era geralmente positiva. Os pesquisadores também fizeram um comunicado (hipotético) de que os humanos detectaram vida microbiana extraterrestre e pediram a mais de 500 pessoas que ofereçam suas respostas escritas. Novamente, a linguagem utilizada pelos autores das respostas foi bastante positiva.

E quanto a algo que se parece um pouco mais real? Na parte final do estudo, os pesquisadores pediram que 500 pessoas respondessem a um de dois artigos no New York Times sobre descobertas científicas reais: evidência de vida microbiana em um meteorito marciano e criação de vida sintética em um laboratório. Curiosamente, os participantes reagiram de forma mais positiva à possibilidade de vida alienígena do que a capacidade humana de criar vida.

“Analisando-se juntos, esses resultados sugerem que, se descobrirmos que não estamos sozinhos, vamos aceitar a notícia bastante bem”, disse Varnum em um comunicado de imprensa.

Os estudos de Varnum, devo observar, apenas levaram em conta as perspectivas do estadunidense. O primeiro contato afetaria toda a população humana (e provavelmente outros tipos de organismos também), e diferentes culturas podem responder às notícias de forma muito diferente.

Além disso, é fácil ser otimista sobre algo que você sabe que não aconteceu. Muitos de nós são simplesmente corajosos sobre ir malhar em uma academia, mas odiamos uma vez que efetivamente estamos lá (ou, inversamente, odiamos a ideia de ir à ginástica, mas adoramos logo que começamos a exercitar). Afinal, somos seres humanos e nós tendemos a fazer um excelente trabalho sobre enganar-nos quando ficamos ansiosos sobre algo.

Se os cientistas forem bem-sucedidos, a questão de saber se os extraterrestres existem não será hipotética para uma tecnologia cada vez mais sofisticada que nos ajudará a detectar alienígenas, se de fato eles estiverem lá fora. Jogar possíveis cenários e ter uma ideia de como a humanidade reagiria a essa descoberta poderia ajudar os governos a ter políticas mais bem formadas sobre como lidar com o primeiro contato, quando e se isso acontecer.

Em última análise, podemos pelo menos esperar que os seres humanos tenham uma reação positiva à descoberta de vida extraterrestre. Podemos mapear o terreno, criar políticas ou ser capazes de desenvolver diferentes cenários numa análise ficcional, tudo como quisermos.

Mas a melhor maneira de descobrir como os humanos reagirão aos extraterrestres? Encontrando extraterrestres. Então, realmente veremos se os seres humanos são tão otimistas quanto os pesquisadores preveem.

Traduzido do original de Brad Jones, “How Will Humans React If We Discover Alien Life? This New Study Just Found Out (and Surprised Us)”, para Futurism.

Referências:

  1. KWON, J. Y. et al. How Will We React to the Discovery of Extraterrestrial Life? Front. Psychol., 10 January 2018 https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.02308
  2. EurekAlert!. “Humans will actually react pretty well to news of alien life”. Arizona State University, 2018. https://www.eurekalert.org/pub_releases/2018-02/asu-hwa020918.php

We want to be very clear, just having routers, switches and a lab workbook is not enough to pass your Cisco exam.
http://www.itcert-online.com/
When you purchase a lab kit form us you will get a lab workbook to help guide you through your labs. But the lab workbook does assume that you have some basic knowledge about Cisco routers and switches.
200-125 vce
However, most of the time many questions asked in a preceding exam are somewhat repeated either in the same formulation or paraphrased.
210-260 pdf
The preparation of CCNA Routing and Switching exam, you can do with our preparation material. 
cisco
Bryant Advantage. The Bryant Advantage probably has the most comprehensive study package that is well written using lots of analogies so it can be understood easily by new CCNA students as well as seasoned Cisco professionals. It is on par with the Cisco Press as far as price and another nice benefit is he also has a lab workbook too. We also sell the Bryant Advantage CCNA Lab Hardware Topology to compliment his lab workbook so you can follow through all the labs step by step.
300-115
Of course, Cisco 200-125 dumps are not intended for people who didn’t study CCNA 200-125 at all.

Publicação arquivada em