Estudo comprova: não há relação entre chuva e dores nas articulações ou nas costas

Victor Hugo

O tempo chuvoso tem sido culpado pelas dores nas articulações há bastante tempo, mas, de acordo com uma pesquisa da Harvard Medical School, é uma associação injusta. Uma análise publicada no último dia 13 na British Medical Journal, não demonstrou relação entre chuva e dores nas articulações ou nas costas.

A noção de que certos sintomas têm relação com o tempo (clima) tem atravessado as gerações. Hipócrates, em seu livro On Airs, Waters and Places, disse que aqueles que gostariam de entender a medicina deveriam prestar atenção para as mudanças das estações do ano e estudar os ventos predominantes para ver quais as mudanças de tempo que eles trazem e como as estações afetam a saúde. Essa crença tem resistido durante os séculos e continua viva ainda hoje devido a uma combinação de folclore e pequenos estudos que repetidamente geraram resultados mistos.

A recém-publicada análise, liderada pelo PhD Anupam Jena, do Departamento de Políticas de Cuidados à Saúde, da Harvard Medical School, usou uma enorme base de dados ligando reivindicações de seguros de milhões de visitas médicas ao volume total diário de precipitação de milhares de estações meteorológicas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera.

“Independentemente da forma como comparávamos os dados, nós não conseguimos ver nenhuma relação entre a quantidade de chuva e visitas médicas para dor nas articulações ou nas costas”, disse Jena, que é professor associado da Ruth L. Newhouse de Políticas de Cuidado à Saúde, na Harvard Medical School e interno no Hospital General de Massachussetts. “A moral da história é que dores nas articulações e nas costas não previsores meteorológicos confiáveis”, complementa Jena.

O estudo examinou os registros de mais de 11 milhões de visitas de americanos idosos ao Escritório de Atenção Primária, entre 2008 e 2012. A equipe da pesquisa fez uma série de perguntas como, por exemplo: mais pacientes procuraram ajuda para dores nas costas ou nas articulações em dias de chuva ou durante períodos chuvosos? Os pacientes que foram ao médico por outros motivos relataram, também, dores nos joelhos ou costas em dias chuvosos? E se tiveram diversos dias de chuva seguidos? Mesmo com a ausência de “efeito chuva” no grupo em geral, os pacientes com artrite reumatoide relataram mais dor nesses dias? As respostas para todas essas questões mostraram que não há nenhuma relação entre tempo chuvoso e dores nas articulações. De modo geral, 6,35% das visitas à Atenção Primária relatando dores articulares incluíam dias chuvosos enquanto que 6,39% foram feitas em dias secos.

Então, existem pacientes que acreditam que há uma conexão?

“É difícil provar o contrário”, disse Jena, “mas, com todos esses dados, se existisse um aumento significativo da dor, ainda que pequeno, nós teríamos encontrado. Não encontramos”.

O cérebro humano é bom em encontrar padrões e essas crenças parecem ser autorrealizáveis. Se você espera que seu joelho doa em dias chuvosos, mas ele não dói, você simplesmente esquece, porém, se realmente dói, você culpa o tempo, e isso tende a fixar na sua cabeça, explica Jena.

“Como médicos, nós devemos ser sensíveis ao que os pacientes estão nos relatando. Dor é dor, com ou sem chuva” diz Jena, “mas é importante entendermos que, num nível clínico, a dor nas articulações não parece se comportar de acordo com as variações do tempo”.

Fonte: ScienceDaily

Referência:

Anupam B Jena, Andrew R Olenski, David Molitor, Nolan Miller. Association between rainfall and diagnoses of joint or back pain: retrospective claims analysis. BMJ, 2017; j5326 DOI: 10.1136/bmj.j5326

Compartilhar